PRF apreende na BR- 101 mais de 4 mil caranguejos

A carga veio do Rio de Janeiro e seria vendida em restaurantes de Maceió

21/06/2017 13:19

A- A+

Ascom PRF

compartilhar:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de ontem (20), mais de 4 mil caranguejos da espécie guaiamum (que está na lista de animais ameaçados de extinção) durante abordagem em um trecho da BR-101, em São Miguel dos Campos. Três pessoas foram presas por crime ambiental.

De acordo com a PRF, os policiais rodoviários federais faziam fiscalização no km 142 da BR-101 e decidiram parar um GM/Meriva, placa de Goiana/PE. Acoplado ao veículo estava um reboque carregado com diversos sacos.

O motorista e os dois passageiros se mostraram nervosos com a abordagem e, após conversa, informaram aos policiais que os sacos estavam cheios de caranguejos da espécie guaiamum. Eles vinham do Rio de Janeiro com o pescado e venderiam tudo em restaurantes de Maceió.

Entre os caranguejos, muitos eram do sexo feminino, que são proibidos de serem pescados ou comercializados durante todo o ano. No caso do caranguejo guaiamum o problema ainda é agravado porque a espécie se encontra na lista dos animais ameaçados de extinção. Além disso, os homens não possuíam comprovante de origem da carga nem autorização ambiental para transporte dos crustáceos.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi acionado e a carga se encontra à disposição do órgão. Os homens, de 62, 57 e 25 anos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel dos Campos.


 

Primeira Edição © 2011