Turismo do Saber Social beneficia jovens atendidos pela Semas

16/06/2017 09:46

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

As ações do Projeto Turismo do Saber Social continuam e desta vez envolveram os jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Terezinha Normande, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) localoizado no bairro Jacintinho.

O projeto Turismo do Saber Social é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Semas e o Senac. A intenção é levar ao conhecimento dos jovens informações sobre o turismo em Maceió e ainda motivá-los a participar de cursos de formação na área turística para que eles possa se tornar profissionais do setor.

A ação contou com a participação dos jovens do Cras Terezinha Normande em uma oficina de folguedos para confeccionar um dos símbolos da cultura alagoana, o chapéu de guerreiro. A oficina é uma das atividades realizadas com os adolescentes.

Na palestra e oficina desenvolvidas pelo projeto, os jovens também recebem orientações sobre o turismo aliadas à preservação ambiental e à construção da identidade nordestina, bem como o cuidado e o zelo com a cidade de Maceió.

O segundo dia de atividades deixa os adolescentes ansiosos, já que eles visitam os pontos turísticos da capital, como a orla marítima e o Parque Municipal em Bebedouro.

Na orla, os adolescentes visitam as praias de Pajuçara e Ponta Verde com a orientação do guia de turismo que leva a garotada até as estátuas de bronze do escritor alagoano Graciliano Ramos e do dicionarista alagoano Aurélio Buarque de Holanda. Esses locais são paradas obrigatórias para as fotos, bem como o totem Eu Amo Maceió.

Já no Parque Municipal, os jovens são orientados pela equipe técnica durante o percurso da trilha que leva até o Lago dos Jacarés. Uma oportunidade de conhecer também a flora e a fauna da Mata Atlântica, como a exposição de répteis característicos desse tipo de ecossistema.

Lá os adolescentes ainda recebem orientações sobre o abastecimento de água de Maceió para consumo humano e animal e a importância da preservação das matas ciliares que auxiliam na preservação das fontes que abastecem o manancial aquático da cidade.

As ações do Projeto Turismo do Saber Social foram retomadas no mês de maio. Já participaram da edição deste ano os jovens do (Cras) Santos Dumont, do Núcleo do Serviço de Convivência do Caic Ufal e do Cras Denisson Menezes.

Primeira Edição © 2011