Tradicional missa em Aparecida reúne 30 mil fiéis

15/06/2017 17:05

A- A+

Estadão Conteúdo

compartilhar:

A tradicional missa solene de Corpus Christi em Aparecida, no Vale do Paraíba, teve a participação de 30 mil fiéis, que lotaram o Santuário Nacional, e foi presidida pelo arcebispo dom Orlando Brandes. Nesta quinta-feira, 15, a Igreja Católica celebra o mistério da eucaristia, o corpo e sangue de Jesus Cristo. Em todo o país, fiéis ornamentam as ruas do percurso da procissão, sendo hoje o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento deixa a igreja.

Durante a celebração, dom Orlando fez uma crítica à violação do corpo no seu sermão. "O corpo de Cristo viveu no corpo de Maria, que forma o corpo da Igreja e habita no corpo de cada batizado. Por isso o corpo humano não pode passar fome, ser humilhado, não pode ser prostituído, não pode ser torturado ou discriminado por sua cor, pois lá está o Jesus vivo."

Por conta do grande movimento de fiéis, no Santuário Nacional tradicionalmente a procissão é feita em torno da Basílica e atrai milhares de pessoas. Aproximadamente 30 mil cristãos acompanharam a celebração que durou duas horas. "Foi um momento único, esplêndido, voltarei aqui outras vezes", comentou a dona de casa Maria Eulália, de Votuporanga (SP), após a celebração. "Aqui é tudo grandioso, imponente, estou maravilhada", completou

Na capela das velas, a movimentação foi intensa após a missa. Para agradecer ou fazer pedidos, os fiéis se espremiam para conseguir um espaço para acender sua vela e fazer suas preces. "Vim agradecer pela vida, celebrar a vida", comentou o estudante Lucas Gusmão, de Itatiaia (RJ). Junto com alguns amigos ele aproveitou o feriado para demonstrar sua fé. "Sou devoto de Nossa Senhora Aparecida e venho sempre aqui, ela olha por mim."

De acordo com o Santuário Nacional, em todo o feriadão mais de 200 mil pessoas devem passar pelo templo religioso, somente no sábado são esperados quase 100 mil fiéis. Quem permanecer na cidade nos próximos dias, além da parte religiosa, poderá participar de uma festa caipira com shows sertanejos. O Arraiá de São João ocorre no estacionamento da Basílica e custa R$ 5 por noite. A dupla Alexandre e Adriano se apresenta na sexta-feira, 16. No sábado tem André Moraes. Jads e Jadson sobem ao palco no último dia da festa. O espaço mantém uma praça de alimentação com comidas típicas e parque de diversões.

Primeira Edição © 2011