Serviço do Disque-Denúncia 181 amplia atendimento

14/06/2017 14:35

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Desde sua implantação em Alagoas, em outubro de 2011, o Disque-Denúncia tem se revelado uma ferramenta útil para a população, que passou a contar com um meio seguro e sigiloso para relatar denúncias diversas.

Através do 181, é possível denunciar ocorrências de criminalidade com a garantia do sigilo de quem passa a informação. Além disso, o serviço atua em denúncias referentes à venda ilegal de gás de cozinha, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, localização de foragidos e pessoas envolvidas com roubo a banco e prática de homicídio.

Conforme dados do Disque-Denúncia, com base nesses últimos seis anos, 63% das ligações se referem a fatos em Maceió. Desde a implantação desse serviço, que funciona 24 horas, registra-se aumento anual no número de denúncias. Até 2011, havia uma média de sete ao dia. Em 2016 este dado subiu para 42 registros diários, sendo um acréscimo de 5% em relação a 2015 nas informações passadas pela população.

Na prática, o denunciante, ao informar o ocorrido ligando para o 181, receberá um código para poder acompanhar o andamento da denúncia e através desse código pode também complementá-la.

O coordenador informou que o Disque-Denúncia não substitui o serviço de emergência, a exemplo do 190 da Polícia Militar, 192 do Samu e 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Primeira Edição © 2011