Projeto Em Ação reúne 600 pessoas em palestra de empreendedorismo

14/06/2017 16:14

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Um levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado (Juceal) revela que 1.575 negócios foram abertos em Alagoas apenas no primeiro trimestre de 2017. Para estimular esse espírito empreendedor, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizou mais uma edição do Projeto Em Ação.

O evento reuniu no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, na terça-feira (13), 600 pessoas interessadas em aprender mais sobre inovação e mercado empreendedor.

Nesta edição, o público teve a oportunidade de conhecer a trajetória de dois empreendedores de destaque: Careca, do Grupo Careca, e Paulo Tenório, da Startup Trakto, que contaram suas experiências exitosas no mercado, destacando as dificuldades encontradas e as principais conquistas.

“O Governo do Estado trabalha em diversas frentes para fomentar a criação de negócios e para tornar o ambiente econômico cada vez mais favorável. Para isso, é fundamental trabalhar na criação de projetos que estimulem a criação de empresas, além de atuar nas revisões de encargos tributários, desburocratização na abertura de negócios e outras ações que demonstrem apoio ao empresário, gerando empregos e renda para os alagoanos”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

Além de centenas de universitários interessados em empreender, na plateia estavam recém-formados que já se tornaram Micro Empreendedores Individuais (MEI). É o caso de Susanna Albuquerque, formada em Gastronomia e proprietária da empresa Anis Estrela - Licores Artesanais, que enxergou na ausência de fabricantes de produtos desse segmento em Maceió uma oportunidade de se inserir no mercado.

“Geralmente, as histórias de empreendedorismo surgem de um sonho. Eu sempre quis ser dona do meu próprio negócio e comecei produzindo licores para os amigos, mas sem comercialização. Comecei a perceber, então, que aqui não existiam fabricantes dos produtos, eram sempre comprados de fora. A partir disso iniciei minha produção, e apesar de só ter dois meses já tenho parcerias com cafeteria e bares da cidade, e pretendo crescer muito mais”, conta Susanna Albuquerque.

Além das palestras motivacionais, os estudantes que já possuem projetos de criação de negócios podem se inscrever pelo site www.emacao2017.com.br, para participar de workshops e capacitações que irão abordar noções de Planejamento Estratégico, Plano de Negócios e Consultorias, além de concorrerem às premiações.

Estiveram presentes no evento a analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae, Isabel Barcellos, e a coordenadora de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliana Almeida.

Primeira Edição © 2011