Incêndio de grandes proporções deixa mortos em Londres

14/06/2017 07:43

A- A+

Estadão Conteúdo

compartilhar:

Um grande incêndio atinge um prédio residencial de ao menos 24 andares e 120 apartamentos na região de Latimer Road, no oeste de Londres, no Reino Unido, desde o início da madrugada desta quarta-feira, 14. A polícia informa que há ao menos seis mortos, além de muitos feridos. As agências de notícias internacionais também divergem sobre o número total de pavimentos do edifício — entre 24 e 27.

Ainda pode haver moradores dentro do prédio e o risco de desabamento é monitorado por um engenheiro de estabilidade, informou a chefe dos bombeiros da capital britânica, Dany Cotton, em coletiva de imprensa por volta das 6 horas (10 horas no horário local de Londres). Até o momento, ela garantiu que há segurança para a permanência dos bombeiros no local. Cotton também relatou que as equipes resgataram um número considerável de pessoas no começo do incêndio, mas só conseguiram chegar até em torno do 20º pavimento. Edificações localizadas no mesmo quarteirão também foram evacuadas.

Conforme a rádio BBC de Londres, moradores vinham expressando preocupação em relação a uma reforma no edifício, construído originalmente em 1974. O alarme de incêndio não teria disparado com o início das chamas. A coordenação da região de Kensington e Chelsea, responsável pela área, informou que as inspeções de segurança estavam regulares. A possibilidade de atentado terrorista não é sequer citada entre as especulações de causa do incidente. "Seria muito irresponsável especular qualquer causa do incêndio neste momento. Trabalharemos muito nas próximas horas e dias nas investigações", declarou a chefe dos bombeiros.

Cerca de 200 bombeiros, com o auxílio de 45 caminhões-pipa, trabalham há mais de oito horas para conter as chamas. O combate está na fase de rescaldo, mas ainda há muita fumaça e focos de chamas nos andares mais altos do edifício, conforme imagens transmitidas ao vivo por emissoras de TV internacionais. O incêndio na Torre Grenfell começou por volta da 1h15 (21h15 de Brasília).

Alguns moradores foram vistos tentando sair pelas janelas, usando cordas feitas com lençóis. Houve relatos de que ao menos uma pessoa se jogou do prédio em chamas. O Serviço de Ambulâncias de Londres informou que 20 veículos foram direcionados para o local e ao menos 50 feridos foram levados a hospitais londrinos.

"Não posso confirmar o número (de vítimas) agora pelo tamanho e pela complexidade do edifício", disse Dany Cotton. Ela comentou, ainda, que se tratava de um incidente sem precedentes e que em 29 anos de profissão"nunca viu nada dessa magnitude". Estima-se que cerca de 500 pessoas moravam na torre de apartamentos. Muitas pessoas relatam o desaparecimento de familiares que moravam no local.

Relatos

Em choque, pedestres filmavam o incêndio e gritavam às pessoas presas que acenavam de suas janelas que "cobrissem suas bocas". George Clarke, apresentador do programa Amazing Spaces, disse à Radio 5 Live que estava coberto de cinzas, apesar de estar a mais de 100 metros do local do incêndio. "É comovente. Vi pessoas acendendo lanternas no alto do edifício e obviamente elas não conseguem sair."

Um correspondente da BBC disse que destroços do prédio começavam a cair e que podia ouvir explosões no interior do edifício, além do ruido de vidraças se rompendo. Segundo ele, o fogo estava fora de controle e a polícia isolou a área para impedir a aproximação das pessoas, temendo o colapso da construção.

Clarita Ghavimi, de 66 anos, que mora no 7º andar, disse que pediram que ele deixasse o prédio, pois poderia cair. "Às 0h30 ouvi um alarme soar e acordei", disse à versão online do jornal The Mail. "Então ouvi alguém em um autofalante ordenando que todos saíssem, pois o prédio ia desabar. Fui até a porta e meu apartamento ficou cheio de fumaça, então peguei uma toalha para tentar conter a fumaça", disse Ghavimi.

"Quando abri novamente a porta, dois homens me carregaram escadas abaixo. Estou preocupada com meu filho, pois ele não sabe que estou segura. Tentei entrar em contato com ele, mas não lembro o número de seu telefone. Acho que inalei fumaça", disse Ghavimi. "Meu passaporte, tudo ficou lá."

Michael Paramasivan também estava dentro do prédio quando o incêndio começou. À rede de TV CNN, ele relatou que estava assistindo a um filme quando ouviu gritos. "Eu peguei minha filha e desci correndo as escadas. Metade do edifício estava em chamas quando saímos e estava se espalhando muito", disse. "Se eu estivesse dormindo, estaríamos todos mortos". / AP, REUTERS e AFP

Primeira Edição © 2011