Emirados Árabes negam envolvimento em ataque hacker a agência do Catar

07/06/2017 18:52

A- A+

Estadão Conteúdo

compartilhar:

O ministro do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Anwar Gargash, negou que o país estivesse por trás do suposto ataque de hackers contra a agência estatal de notícias do Catar.

A agência foi responsável por vazar e-mails do embaixador emiradense nos Estados Unidos, o que agravou a crise nos países árabes, levando ao rompimento de diversos países, liderados pela Arábia Saudita, com o governo de Doha.

Gargash reconheceu, porém, que os e-mails eram verdadeiros, afirmando que as mensagens do embaixador do país árabe nos Estados Unidos expressam as preocupações dos Emirados. "Além de mostrar que o que falamos em nossos e-mails privados é o mesmo que falamos em público", explicou o ministro, que ainda criticou o governo catariano, dizendo que "o período de duplicidade, de fazer algo em público e outra coisa em particular, acabou".

Na mesma entrevista, Gargash elogiou o presidente americano, Donald Trump, ao citar que os tuítes dele foram "muito corajosos e extraordinários". 

Ele acredita que as falar de Trump, em público, as mesmas que políticos europeus e americanos dizem em particular. O presidente americano fez uma série de postagens criticando Doha, mesmo depois de ter dito aos chefes de governo do Catar que "seriamos amigos de agora por um longo tempo". Fonte: Associated Press.

Primeira Edição © 2011