Oficina discute a construção do Plano Municipal de Saúde

06/06/2017 17:53

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Diretoria de Gestão e Planejamento em Saúde (DGPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira (6), no auditório do Senac, no bairro do Poço, a primeira oficina distrital para construção do Plano Municipal de Saúde (2018-2021). O encontro contou com a participação dos trabalhadores das unidades básicas de saúde, usuários do SUS, técnicos da SMS, conselheiros de saúde e gestores. Essa primeira oficina foi direcionada ao 1º Distrito Sanitário da capital.

Segundo Sônia Moura, diretora de Gestão de Planejamento em Saúde, o Plano Municipal de Saúde (PMS) serve para orientar os processos de trabalho, o desenvolvimento das ações de saúde e a organização dos serviços. “O PMS deve ser construído de forma participativa, onde buscamos ouvir a população e seus anseios para pensarmos em ações estruturantes de acordo com as necessidades de saúde de cada distrito sanitário”, destacou.

Já Quitéria Ferreira, técnica da Diretoria de Gestão e Planejamento da SMS, explicou para os participantes como se dará a construção do PMS. “O PMS tem como etapas a análise da situação de saúde e a priorização de problemas e necessidades da população, que serão definidos nesse primeiro momento durante as oficinas. Posteriormente, vamos definir objetivos e diretrizes do Plano, estabelecer metas, analisar a viabilidade, previsão orçamentária, monitoramento, apresentação e publicação do Plano até a chegada do produto final com a publicação”, explicou.

A secretária adjunta de gestão em Saúde, Nadja Tenório, também esteve presente durante as oficinas e destacou a importância desse momento para a saúde pública. “Essa é a hora de dizermos o que queremos para a nossa saúde, é um momento ímpar onde todos os segmentos podem se juntar e discutir alternativas para a saúde municipal por meio de uma discussão plural de ideias”, afirmou.

Perfil epidemiológico do 1º Distrito Sanitário

Givanisy Melo, gerente de análise de tendência e conjuntura de saúde, apresentou para os participantes o perfil epidemiológico do 1º Distrito Sanitário, de acordo com dados colhidos nos anos de 2012 a 2016. “Como principais causas de mortalidade da população nesse distrito foram apontadas as doenças do aparelho circulatório, doenças do aparelho respiratório e tumores de forma geral. Também foi verificado que o público masculino é o que mais adoece e mais morre, geralmente na faixa etária de 60 anos ou mais em decorrência dessas doenças.  Dessa forma, a programação de saúde tem que ser elaborada de acordo com esses indicadores”.

Cronograma das Oficinas Distritais

07/06 – 2º Distrito (Uncisal – das 8h30 às 14h)

08/06 – 3º Distrito (Facima – das 8h30 às 14h)

09/06 – 4º Distrito (Uninassau Ponta Verde – das 8h30 às 14h)

13/06 – 5º Distrito (FAT-Barro Duro) e 6º Distrito (Colégio Anjo Gabriel – Benedito Bentes) – das 8h30 às 14h

14/06 – 7º Distrito (Funasa) e 8º Distrito (Unit) das 8h30 às 14h.

Primeira Edição © 2011