Gestores de Tecnologia recebem palestra sobre Hiperconvergência

06/06/2017 17:47

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A palavra hiperconvergência, por seu tamanho, passa ao leitor a impressão de que se trata de mais um conceito aparentemente complicado da área de tecnologia. Na verdade, é bem fácil de entender, basta realizar um comparativo de como era sua mesa de trabalho há 20 anos e de como ela é hoje. Filmadoras, máquinas fotográficas, mapas, calculadoras, papéis e outros apetrechos são agora definidos por software e cabem num único aparelho: o celular.

Esse foi o exemplo que iniciou a apresentação sobre hiperconvergência para infraestrutura de data centers, que aconteceu nesta terça-feira (6), no Hotel Enseada, com a presença dos gestores de Tecnologia da Informação do Estado e que teve o apoio da Gerência de Operações do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Segundo o palestrante Dário Ximenes, com os data centers, a nova tecnologia funciona da mesma maneira que na comparação inicial sobre a mesa de trabalho.

“Vários equipamentos presentes no data center, cada um deles com funções específicas, agora estão sendo utilizados dentro de um único com todas essas funcionalidades. A arquitetura em três camadas utilizada hoje precisa das partes de processamento, armazenamento e da que interliga as duas, que é a de rede de armazenamento. Com a hiperconvergência, desaparecem as três camadas e fica tudo agora dentro de uma só”, explicou o cientista da computação.

Para o analista de sistemas do Corpo de Bombeiros, Romerito Melo., a atualização sobre o panorama das evoluções em tecnologia é uma das missões de eventos como o apoiado pelo Itec.

“Esse tipo de evento é importante, pois permite que nós, profissionais, tenhamos uma nova visão de mercado, do que está acontecendo, para que possamos implementar essas novas tecnologias e, com isso, permitir que o serviço de tecnologia da informação de cada órgão se modernize. Isso vai refletir para o usuário final, otimizando o seu trabalho”, disse Romerito Melo.

Primeira Edição © 2011