Experiência da gestão pública estadual no Conselho LGBT é tema de seminário internacional

06/06/2017 17:20

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Construindo espaços de diálogos na gestão pública junto às pessoas ativistas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em Alagoas’ é o tema do artigo da técnica em políticas LGBT, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Alcina Freitas , que será apresentado durante o III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina.

O trabalho foi avaliado e aceito para compor as discussões durante o seminário, que acontece de 12 a 14 deste mês, na Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru. O artigo foi selecionado devido à instigante abordagem da temática de gênero e sexualidade nas políticas públicas do Estado de Alagoas, a partir das atividades e ações do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT.

O trabalho a ser apresentado por Alcina de Freitas relata uma experiência de gestão pública do Estado de Alagoas na construção de instrumentos para a ampliação de políticas em direitos, tendo como foco ações e atividades desenvolvidas pelo Conselho LGBT, que, de forma inovadora, vem atuando junto à gestão pública estadual. “Temos como objetivo modificar o comportamento violento, de exclusão, ampliando espaços de respeito às variadas expressões de vida”, afirma Alcina, que também é conselheira LGBT.

A Semudh, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e da Igualdade Racial, assim como outras secretarias de Estado que compõem o conselho , tem como propósito contribuir com o controle social, mediando e fortalecendo os diálogos e a construção das políticas públicas.

Esta terceira edição do seminário tem como tema ‘Educação, movimentos sociais e direitos humanos’ e o propósito de debater conhecimentos e experiências produzidas no âmbito de vivência dos movimentos sociais e dos direitos humanos. As discussões destacam as experiências de educação diferentes das tradicionais, que vêm sendo construídas dentro dos movimentos sociais sem, no entanto, prescindir das práticas inovadoras que estão acontecendo dentro das escolas.

Primeira Edição © 2011