Futsal, basquete e handebol abrem fase estadual da etapa infantil do Jeal 2017

05/06/2017 17:51

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

As modalidades coletivas de futsal, basquete, voleibol e handebol deram início, nesta segunda-feira (5), às disputas da fase estadual infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Estudantis de Alagoa de 2017 (Jeal). Nesta fase estadual, 638 estudantes de escolas públicas e particulares competem em 14 modalidades até sábado (10).

As disputas acontecem em oito pontos distintos. No Cepa, além do handebol e futsal, competem os atletas da natação (CDR); tênis de mesa e badminton (Escola Princesa Isabel), judô e luta olímpica (Escola Moreira e Silva) e xadrez (Escola José Correia da Silva Titara).

As equipes de basquete, atletismo, voleibol e ginástica rítmica se enfrentam, respectivamente, no Pavilhão do Basquete, no ginásio da Federação Alagoana de Voleibol (FAV), no antigo Colégio Santa Rosa, na Pajuçara, no Estádio Rei Pelé e Ginásio do Sesi.

Segundo o coordenador-geral do Jeal 2017, Henrique Vilela, as modalidades individuais – judô, luta olímpica, natação, atletismo, badminton, xadrez e tênis de mesa acontecem na quinta-feira (8). Ele explica que a maioria das finais será disputada na sexta-feira (9), quando também acontecem as cerimônias de premiações. Apenas as competições da ginástica rítmica se estendem até o sábado (10), encerrando esta etapa.

“Adotamos a mesma estratégia dos Jogos Escolares da Juventude, separando o infantil do juvenil, coletivo e individual. O Cepa receberá a maioria das modalidades, mas teremos vários locais de competições”, explica Henrique.

Ainda esse mês, no dia 18, começam as inscrições para a etapa juvenil dos Jogos (15 a 17 anos), as quais deve ser efetuadas pelo site jeal.educacao.al.gov.br. Após as inscrições, as equipes deverão entregar toda a documentação nas Gerências Regionais de Educação (Geres).

Resultados

No futsal, seis partidas foram disputadas neste primeiro dia. Pelo feminino, no jogo de abertura, a Escola Gois Monteiro, da 2ª Gere, venceu de 4x1 a Leonor Gonçalves, da 9ª Gere. A outra partida trouxe a equipe da Escola Estadual Claudizete Lima, da 12ª Gerência Regional, vencendo por 6x1 a Escola Arnon de Mello, de Matriz do Camaragibe, pela 10ª Gere.

No masculino, as escolas João Fernandes e Divina Pastora empataram em 1x1 no tempo normal, levando o jogo para as penalidades, vencidas pelo Divina Pastora por 4x2, enquanto o Colégio Divino Mestre venceu por 2x1 a Escola São Sebastião. O último confronto do dia foi entre a Escola Estadual Claudizete Lima e o Colégio Intensivo, que foi vencido por 4x1 pela primeira equipe.

No basquete masculino, o SEB COC venceu por 18 x 33 o Colégio Jambo, enquanto o Colégio Galileu bateu por 26 x 6 o Colégio Edson Monteiro. Já no feminino, o atual campeão Objetivo venceu o D’Lins por 65 x 2. No voleibol masculino, a Escola Estadual Saturnino Souza venceu por 2 sets a 1 o Colégio São Lucas.

No horário vespertino, houve a disputa do handebol masculino e feminino no Cepa

Primeira Edição © 2011