Curso de Justiça e Práticas Restaurativas é promovido para profissionais da Sumese

03/06/2017 17:01

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Supervisores, coordenadores e fiscais da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) participaram do curso de Justiça e Práticas Restaurativas, que aconteceu em sua primeira etapa nessa sexta-feira (2) e neste sábado (3), na Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho, em Maceió.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) que visa formar facilitadores na dimensão do novo paradigma de resolução de conflitos na área socioeducativa. Foram capacitados também educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais e advogados que formam a equipe técnica da Sumese, além de profissionais do Núcleo de Justiça da Casa de Direitos.

A capacitação foi liderada pelo professor Marcelo Pelizolli, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrante do Espaço de Diálogo e Restauração (EDR). Segundo ele, o curso parte da compreensão de que é necessário rever a ideia de punição.

“É preciso tratar um outro modo de lidar com a disciplina social que seja pautado no modelo de processos circulares, que é uma forma muito profunda para trabalhar com as dimensões do encontro, do diálogo e da transparência nas relações. Desta forma, busca-se a resolução e a prevenção dos conflitos de forma muito mais participativa”, explicou o professor.

O curso, conforme o professor, traz uma visão de rede, na qual se cria uma maior pacificação e reintegração social. “A visão restaurativa é um modo pontual de resolver conflitos, mas é também uma visão de cultura de paz. Acreditamos que haverá mudanças significativas se os profissionais aplicarem o conteúdo dentro das instituições”, completou ele.

Primeira Edição © 2011