Rios Mundaú e Jacuípe apresentam elevação em seus níveis

Sala de Alerta da Semarh já emitiu comunicados à Defesa Civil Estadual e segue monitorando níveis

28/05/2017 14:14

A- A+

Ascom Semarh

compartilhar:

Após a emissão de que as chuvas tendem a seguir por mais 24 horas em Alagoas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) disponibilizou mais um resultado do monitoramento dos níveis dos rios verificados pela Sala de Alerta.


O último boletim liberado próximo das 8h deste domingo (28) mostra a estabilidade do Rio Paraíba. Embora o rio esteja cheio, poucas são as suas variações de níveis.

A atenção está voltada para os rios Mundaú e Jacuípe. Devido às chuvas na divisa entre Alagoas e Pernambuco, as cabeceiras do Mundaú apresentam uma considerada elevação de nível. Na cidade de Canhotinho, em Pernambuco, a elevação do Mundaú está em 270 centímetros e subindo com rapidez.

A partir do município de São José da Laje, por onde também passa o Rio Canhoto, principal afluente do Rio Mundaú, é estimada a elevação a partir do meio-dia deste domingo, podendo transbordar nas partes mais vulneráveis, a exemplo das cidades de Branquinha e Murici.

Segundo o boletim da Sala de Alerta, continua em elevação o nível do Rio Jacuípe, que registrou elevação de 366 centímetros e necessita de grande atenção.

Outros rios também apresentam elevação alta nas cabeceiras. São eles: o Coruripe e São Miguel que estão com seus níveis elevados acima 250 centímetros nas cidades de Anadia (Rio São Miguel) e Limoeiro de Anadia (Rio Coruripe).

Em relação às lagoas Mundaú e Manguaba, a Sala de alerta informa que o nível da água segue em constante elevação, principalmente nos municípios de Marechal Deodoro e Pilar.

Primeira Edição © 2011