GNV é combustível mais econômico e seguro, aponta Algás

28/05/2017 09:58

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O aumento nos preços da gasolina e do etanol, além da necessidade de controlar os gastos em tempos de crise, está fazendo com que muitos motoristas escolham o gás natural veicular (GNV) como combustível.

Atualmente, aproximadamente 19 mil veículos rodam com gás natural veicular em Alagoas e em 2016 a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, forneceu aproximadamente 81 mil m³ de gás natural para 31 postos de combustíveis. Na análise do gerente comercial da Distribuidora, Fabio Sousa, a escolha pelo energético é resultado do aumento dos preços dos combustíveis líquidos.

“O GNV é uma alternativa muito mais econômica, chegando a ser 61% mais barato que o etanol e 54% em relação à gasolina no desempenho por quilômetro rodado”, afirma Sousa, pontuando ainda que o energético é acessível para os diferentes públicos. “O GNV sempre teve uma taxa de competitividade bastante interessante, principalmente para quem roda muito. Seja o usuário taxista ou mesmo em um carro particular, é possível se beneficiar com sua economia, desempenho e segurança”.

O empresário Alex Alves, que trabalha oferecendo assistência técnica para caminhões nas estradas, chega a rodar até 200 km por dia e afirma que a escolha pelo GNV é justificada pela economia gerada ao seu negócio. “No meu trabalho, preciso me deslocar por grandes distâncias todos os dias, por isso o gás natural desponta como o combustível ideal”, pontua Alex, que usa o GNV em sua empresa há quatro anos.

Segurança

Além da economia, a segurança é outra vantagem que merece destaque. De acordo com informações da Algás, é improvável ocorrer algum problema, desde que as regras de instalação e manutenção do kit de GNV sejam observadas e seguidas corretamente.

“Os materiais utilizados para armazenagem são testados pelos mais rigorosos processos de inspeções e atendem a diversas normas internacionais. Também é preciso buscar sempre empresas idôneas e certificadas para fazer a conversão para o GNV. Além disso, esse combustível por ser mais leve que o ar se dissipa rapidamente em caso de vazamentos, minimizando os riscos de incêndios.”, explica Sousa.

Já a inspeção nos veículos movidos a GNV deve ser realizada anualmente para a renovação do certificado de licença, sendo feita em empresas homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A Algás fornece gás natural para 31 postos de combustíveis em Alagoas, sendo 22 operando na capital e 07 operando no interior (05 por meio de gasoduto – em Atalaia, Penedo, Pilar e Rio Largo – e 02 com gás natural comprimido – nas cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios).

Primeira Edição © 2011