Prorrogada campanha de vacinação contra H1N1 no sistema prisional

Mais de 3 mil doses foram aplicadas no sistema prisional; servidores terão mais dois dias para se vacinar

24/05/2017 17:22

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 prossegue este mês. No sistema prisional, a campanha é coordenada pela Gerência de Saúde da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e segue a recomendação do Ministério da Saúde. Visando atender todo complexo penitenciário, a campanha foi prorrogada e segue até sexta-feira (26).

Até o momento, 3.334 doses da vacina foram aplicadas, sendo 683 em servidores e 2.651 em reeducandos. De acordo com a Gerência de Saúde, a estimativa é concluir a vacinação nos custodiados nesta quarta-feira (24), e ofertar, novamente aos servidores, na quinta-feira e sexta-feira. Os servidores que não se vacinaram poderão se imunizar na sala de vacina, localizada no Centro Administrativo do Complexo Penitenciário.

A coordenadora de Enfermagem da Seris, Polyana Cavalcante, destaca que a vacinação no sistema prisional beneficia toda a sociedade. "Ano passado mais de 12 mil casos de síndrome respiratória aguda grave por influenza foram confirmados no país. Essa síndrome é uma complicação da gripe. O fato de estarmos numa situação de confinamento e aglomerado torna nosso público suscetível, necessitando assim estar protegido da proliferação do vírus”, disse.

“Devido à paralisação nacional da última sexta-feira foi necessário reajustar o calendário, porém, estamos conseguindo manter o cronograma e vamos concluir todas as unidades amanhã", concluiu.

Indicações

Devem receber a vacina crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Pessoas alérgicas a ovo, que tiveram reação alérgica a vacina anteriormente ou apresentam quadro de febre, devem evitar a imunização.

Primeira Edição © 2011