80 estabelecimentos são autuados em Megaoperação contra furto de energia.

O furto de energia é crime, de acordo com o artigo 155 do Código Penal, e prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

24/05/2017 12:47

A- A+

Ascom

compartilhar:

Foi deflagrada hoje pela Eletrobras Alagoas a maior operação já realizada contra furto de energia elétrica em Maceió. A megaoperação, que contou com o apoio das polícias Militar e Civil, reuniu 60 equipes de fiscalização que autuaram 80 estabelecimentos com ligação irregular no conjunto Recanto do Mainá, no bairro do Tabuleiro do Martins.

Batizada de “Satura Gato”, a operação fiscalizou 180 empresas no local. Os casos mais frequentes de irregularidade foram consumidores sem medidor, com medidor adulterado e com desvio no ramal de entrada. O local foi escolhido pela operação devido ao alto número de denúncias e à prospecção realizada pela Eletrobras no conjunto. Nos últimos 60 dias, o transformador que atende à região apresentou defeito duas vezes devido à sobrecarga, embora a carga instalada nos consumidores regulares estivesse dentro da capacidade do equipamento. “Recebemos muitas denúncias sobre esta localidade, de consumidores que pagam sua energia regularmente e se sentem injustiçados com o furto praticado por outros. O objetivo hoje foi saturar a fiscalização em toda esta área empresarial. Teremos inclusive outras operações como esta, em várias áreas do estado”, esclarece Givanildo Duarte, gerente de Medição e Combate às Perdas.

Em um dos consumidores com situação irregular, o caso surpreendeu até mesmo os fiscais. Havia uma derivação subterrânea de cabos para outros dois galpões. A tubulação foi retirada do solo com o auxílio de uma retroescavadeira. No local também foi apreendida pela Polícia Civil uma arma de fogo com um cinturão de balas. O proprietário não foi encontrado para prestar esclarecimentos.

O furto de energia é crime, de acordo com o artigo 155 do Código Penal, e prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Os consumidores encontrados praticando o ilícito foram autuados, receberam a fatura da energia desviada retroativa e em seguida serão notificados para responderem processo administrativo.

O estado de Alagoas deixa de recolher anualmente R$ 48 milhões em ICMS devido a furto de energia. As perdas da Eletrobras podem chegar a R$ 200 milhões por ano. As denúncias contra furto de energia podem ser realizadas ligando para o telefone 0800 082 0196.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011