Renan quer solução rápida para crise política

20/05/2017 16:14

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Ex-presidente do Congresso e líder do PMDB, o senador Renan Calheiros usou sua página na internet para defender uma saída rápida para a nova crise institucional, afirmando que o Brasil não pode pagar pelos erros de seus dirigentes.

O senador alagoano afirma que nada poderá comprometer os esforços na busca de alternativas para que o país mantenha as instituições funcionando e defende que o Brasil precisa superar a crise política que atravessa.

Renan Calheiros afirma ainda que é preciso respeitar a Constituição Federal (caso Michel Temer renuncie ou seja cassado, a CF prevê eleição presidencial indireta) e buscar saídas "para o grave impasse que imobiliza e ameaça o país há 3 anos". 

 

A NOTA

A seguir, a íntegra do texto do senador Renan Calheiros:

“O Brasil mantém solidez democrática e as instituições estão funcionando. As crises (a atual é política e muito grave) são pedagógicas. Elas forçam o engenho na busca de alternativas para que a Nação não purgue pelos pecados de seus dirigentes. Mas ela não pode - e não irá - comprometer os esforços para superar nossos problemas.

?Ninguém está acima da lei e todos estão sujeitos a investigações. Mas, em tempos assinalados pela instabilidade e excessos, só encontraremos estabilidade se nos devotarmos à Constituição Federal em todos seus artigos.

Nos últimos tempos, em nome de interesses (muito confessos), usurparam-se competências do Congresso com anistias indefensáveis; afastaram-se integrantes do Parlamento com liminares; lavou-se dinheiro público roubado; prendeu-se para delatar; sugeriram-se advogados para conduzir narrativas inverossímeis; procederam-se coercitivas desnecessárias; generalizaram-se culpas e julgou-se sem crime.

O que a sociedade quer de todos nós é a construção de um novo consenso. Uma agenda alternativa mais ampla, que reverta as expectativas negativas tanto na economia quanto na política.

No presidencialismo, o chefe do Executivo precisa exercer esse protagonismo enquanto há tempo.

Não bastam cobranças. O silêncio complacente de vários atores da vida nacional ( instituições, trabalhadores, empresários, políticos, veículos de comunicação) não ajuda.

O erro dos governos recentes - e por isso se desgastaram rapidamente - foi não ter exercido protagonismo na solução de saídas para o grave impasse que imobiliza e ameaça o país há 3 anos.? Precisamos superar essa crise rapidamente em nome da esperança e do futuro”.

 

 

Primeira Edição © 2011