População é orientada a denunciar exploração sexual

17/05/2017 15:46

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Como parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio), as equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Poço e do Conselho Tutelar da Região I realizaram, na manhã desta quarta-feira(17), uma ação de educativa na Avenida Comendador Leão.

A população e motoristas que transitavam pelo bairro do Poço foram orientados por educadores, assistentes sociais e psicólogos sobre a violência sexual infantojuvenil e também como denunciar os casos de violação de direitos.

Desde a última segunda-feira (15), os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão realizando panfletagem nas ruas, caminhadas, palestras em escolas e apresentações de teatro de fantoches para alertar à população sobre  violência sexual contra crianças e adolescente, que é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos.

panfletagem-creas-poco-conselho-tutelar-5

População foi orientada a denunciar casos de violência sexual infantojuvenil. Foto: Ascom Semas

Para a coordenadora do Creas Poço, Juliana Rodrigues, com a divulgação da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além conscientizar a população, é uma oportunidade de mostrar como podem ser feitas as denúncias. “Nessa semana a equipe do Creas visitou escolas municipais abordando esse tema. Também acontecerá uma atividade  com os grupos do Serviço de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sônia Sampaio no Jacintinho”, disse a coordenadora.

Segundo o Conselheiro Tutelar da Região I, Fábio Rogério, o tema da atividade de hoje foi ‘Salve Uma Vida- Disque 100’. “Queremos sensibilizar a comunidade, mostrando que com apenas uma ligação podemos salvar uma vida. É uma forma de fortalecer esse canal de denúncia, que é o Disque 100”, ressaltou conselheiro.

O tema da atividade ‘Salve Uma Vida- Disque 100’. Foto: Ascom Semas

O tema da atividade ‘Salve Uma Vida- Disque 100’. Foto: Ascom Semas

Desde o início da semana, o Conselho Tutelar da Região I está realizando  diversas atividades de combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil.  Crianças da Escola Municipal Maria José Carrascosa participaram de uma atividade lúdica. Já os diretores e coordenadores pedagógicos de escolas foram sensibilizados com relação ao tema. Na quinta-feira (18), será desenvolvida uma atividade em quatro escolas municipais com produção de redações e cartazes sobre o Combate ao  Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades acontecerão até o próximo domingo (21), com um torneio de futebol de salão infantil na quadra de esportes da Prefeitura de Maceió, localizada na Jatiúca.

Aliados às campanhas que combatem ao crime de abuso e exploração sexual infantojuvenil, os conselheiros tutelares da capital desempenham papel importante na luta contra diversas formas de exploração. São dez as regiões que concentram o trabalho dos Conselhos e abrangem todos os bairros de Maceió. Eles trabalham no encaminhamento de casos de violação de direitos de crianças e adolescentes.

A ação educativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte,  Lazer e Juventude, da Faculdade Estácio e da AABB Comunidade.

Primeira Edição © 2011