Dia Mundial sem Tabaco: ações são promovidas

Comemoração à passagem será celebrada no próximo dia 31

17/05/2017 20:21

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

As Coordenações dos Núcleos de Cessação do Tabagismo das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) promoveram na manhã de ontem, quarta-feira (17), no Hospital Escola Portugal Ramalho (Farol), uma ação conjunta em comemoração à passagem do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no próximo dia 31 de maio. O Portugal Ramalho é uma das instituições que fazem parte da rede municipal do Programa de Cessação do Tabagismo.

nucleo2

As atividades tiveram início com a apresentação do coral Saúde em Canto, composto por servidores da SMS. Logo em seguida, houve a exibição de vídeos educativos sobre os males causados pelo cigarro e foi realizada a apresentação da equipe que compõe o Núcleo de Cessação do Portugal Ramalho. A ação foi direcionada a usuários e servidores que já fazem parte do grupo atendido pelos profissionais do local.

Todas as unidades mantêm um grupo multidisciplinar, reunindo fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e médico, que formam turmas de pessoas interessadas em largar o vício do tabaco. Esse ano, a campanha do Dia Mundial sem Tabaco trouxe como tema “Tabagismo: uma ameaça ao desenvolvimento sustentável”, que deve alertar para os prejuízos que o cigarro traz não só para a saúde, mas também para o meio ambiente.

nucleo3

Para Vetrúcia Teixeira, coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, o plantio do tabaco causa uma série de danos ao meio ambiente “A Organização Mundial de Saúde traz essa discussão tanto para quem produz cigarro, quanto para quem consome. A produção e o consumo do tabaco causam grandes impactos ambientais, como o uso de lenha para aquecer estufas que secam as folhas de tabaco, o que leva ao desmatamento que traz desequilíbrios para os rios e também na quantidade de oxigênio que circula por conta da derrubada de árvores”, afirmou.

Já Gilda Teodósio, coordenadora do Núcleo de Cessação do Tabagismo da SMS, destacou a atuação do Núcleo dentro do município. “O primeiro Núcleo surgiu em 2013 no II Centro de Saúde e hoje já conseguimos descentralizar o atendimento para diversos outros locais como o Portugal Ramalho, Hospital Universitário, Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD) Everaldo Moreira e nas Unidades de Saúde Dídimo Otto Kummer e Aliomar Lins com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, explicou.

nucleo1

O objetivo da descentralização é facilitar o acesso do usuário de qualquer parte da cidade disposto a abandonar o vício do tabaco. A SMS já está em processo de formação de novas equipes para o Núcleo que será instalado na Unidade de Saúde Durval Cortez, no Prado.

A data

O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo foi criado há 30 anos, pela lei federal nº 7.488. Essa data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo cigarro.

Os núcleos

Cada turma tem duração de três meses. O método utilizado pela equipe é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O primeiro: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; o segundo: os primeiros dias sem fumar; o terceiro: como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e finalmente o quarto: benefícios obtidos após parar de fumar.

Primeira Edição © 2011