III Encontro Estadual do Programa Água Doce é promovido

14/05/2017 10:33

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoveu na sexta-feira (12), durante todo o dia, no município de Estrela de Alagoas o III Encontro Estadual do Programa Água Doce. 

O programa visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. 

O III Encontro Estadual foi voltado para uma oficina de capacitação para técnicos do Estado, gestores municipais e a comunidade. O secretário Alexandre Ayres, destacou a implantação do sistema de dessalinização para todas as regiões de Alagoas. “Nós vamos implantar 101 sistemas de dessalinização levando água potável para o cidadão alagoano que convive com a seca". 

A oficina contou com palestras dos coordenadores do programa Água Doce, bem como de representantes do Ministério do Meio Ambiente que compõem o programa em todo Brasil.Em Estrela de Alagoas, na comunidade Impueiras, o sistema de dessalinização é referência do país por se tratar de um modelo que beneficia os moradores locais e também gera renda. A água inservível para consumo humano é utilizada em tanques de criação de tilápia, gerando economia e alimento próprio.

A frente da coordenadoria do Programa Água Doce na sede da Semarh, Ana Cristina, ressaltou a importância de capacitar a população sobre o cuidado com o sistema em seu município.

“Realizamos essa oficina para os 26 municípios presentes neste evento para receber uma capacitação e aprender sobre o funcionamento do sistema".

Primeira Edição © 2011