12 de maio: Dia Mundial da Enfermagem

12/05/2017 20:00

A- A+

RC Assessoria

compartilhar:

12 de maio de 1820, nascia em Londres, na Inglaterra, Florence Nightingale. Uma mulher corajosa, pioneira no trabalho de cuidar de feridos durante a Guerra da Criméia, e que 197 anos depois continua sendo homenageada pela árdua missão que exerceu, tendo a data do seu nascimento hoje marcada como Dia Mundial da Enfermagem. No Brasil, a considerada primeira enfermeira foi Anna Nery, nascida na Bahia. Ela foi a pioneira numa das profissões mais importantes no meio da saúde.

Neste dia conversamos com a enfermeira Wizianne Gonçalves Barros, gerente operacional do Home Care Humanité. Veja!

“O papel do enfermeiro na equipe médica consiste em prestar o atendimento individualizado e humanizado em diversas situações críticas de forma continuada e integrada em conjunto com os outros membros da equipe, visando a qualidade na assistência. Os enfermeiros desenvolvem, junto com a equipe médica habilidades para que possam atuar em situações  inesperadas de forma objetiva e sincrônica, responsabilizando-se pelo processo de educação em saúde dos indivíduos e familiares sob seu cuidado, reconhecendo o contexto de vida e os hábitos sócioeconomicos e culturais destes”, explica Wizianne.

Como disse a Wizianne, a profissão requer muita técnica e cuidado, afinal é a vida humana que também está nas mãos desses profissionais, por isso o orgulho. “Enfermagem é uma profissão que requer dedicação, ética e muito amor. De fato o relacionamento direto com o paciente é único, visto que na maioria das vezes atendemos as necessidades diárias deles. Fico extremamente feliz quando vejo o sorriso no rosto de cada paciente, isso é gratificante”, orgulha-se ela. 

Formada há quatro anos, Wizianne trabalha há um ano e meio no Home Care do Humanité, onde tem o respeito de sua equipe É colaboradores pelo bom trabalho prestado. “É uma responsabilidade muito grande cuidar de vidas, porém me sinto privilegiada em realizar o cuidar do outro. Sou realizada e extremamente feliz com a profissão que escolhi”, finaliza

Primeira Edição © 2011