Procon Alagoas discute preço dos combustíveis com Vereadores

Reunião, requerida pela Comissão Especial de Inquérito, tratou sobre um suposto cartel no preço do combustível na capital

11/05/2017 09:15

A- A+

Amanda Oliveira - Agência Alagoas

compartilhar:

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) participou, nesta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Maceió, de reunião convocada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos combustíveis, para discutir o suposto cartel no preço do combustível, após terem recebido inúmeras reclamações e denúncias.

 

O convite foi uma sugestão do vereador Silvânio Barbosa e aprovado na última quinta-feira (4). O encontro contou com a presença do superintendente João Neto, o gerente de Fiscalização do órgão, João Lessa, e a equipe de fiscais.

Na reunião, os vereadores da comissão tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e discutir formas de uma possível força-tarefa em postos de combustível. Um dos questionamentos mais enfatizados foi quanto ao preço do combustível no interior do Estado, que, muitas veze,s é menor do que o da própria capital.

“Nosso objetivo é ter informações a respeito do valor da gasolina comprada pelos municípios alagoanos e ter ideia do motivo que leva o litro do produto, por exemplo, nas bombas dos 115 postos em Maceió, sair mais caro do que em Arapiraca, a segunda maior cidade do Estado. Como sempre foi dito por todos da CEI, acredito que essa é uma medida que mostra a clareza e boa-fé da comissão que, tão somente, quer entender o porquê de tamanha diferença nos preços e trabalhar para que o maceioense passe a pagar menos”, destacou o presidente da CEI, vereador José Márcio Filho (PSDB).

O órgão foi o primeiro a ser convidado pela comissão. Em uma nova reunião, que está marcada para a próxima quinta-feira (18), a equipe da Superintendência deve ir aos postos de combustível de toda Maceió e solicitar a nota fiscal de cada distribuidora para uma apuração mais minuciosa. Assim, serão levados subsídios e dados técnicos a respeito do que acontece com a comercialização do combustível na capital.

“Quero parabenizar a Câmara, que criou uma comissão para discutir, agora em parceria com o Procon, o abusivo preço dos combustíveis cobrado em Maceió. Para mim, antes de qualquer informação técnica, considero ser, o que é feito na capital, uma falta de respeito com os consumidores. Por isso, creio que essa parceria pode ser o começo de um novo caminho para que a relação entre os empresários e os consumidores possa mudar. Estamos aqui para auxiliar à CEI no que for preciso. Na próxima semana, iremos nos reunir mais uma vez, para dar andamento às ações”, disse João Neto.

Outros órgãos fiscalizadores devem ser convidados para a reunião com a comissão de combustíveis nas próximas semanas para dar continuidade à ação, que é presidida por José Márcio Filho (PSDB), além do vice, vereador Luciano Marinho (PTN), e demais membros Samyr Malta (PSDC), Francisco Sales (PPL), Silvânia Barbosa (PRB) e Silvânio Barbosa como relator.

Primeira Edição © 2011