Maternidades públicas da capital passam a ofertar teste rápido de zika

Cada maternidade recebeu 124 testes, que irão assegurar a realização do exame

10/05/2017 11:48

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A secretaria de Estado da Saúde( Sesau) de Alagoas distribui 375 kits de teste rápido de zika para as maternidades públicas da capital

Com esta medida, além do Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) – já que faz o teste desde janeiro – as Maternidades do Hospital do Açúcar, Universitário e Santa Mônica passam a oferecer o serviço.

Cada maternidade recebeu 124 testes, que irão assegurar a realização do exame. O teste é exclusivo para gestantes e recém-nascidos, até seis meses, o resultado do exame dura cerca de 40 minutos, podendo indicar se a grávida está com o vírus ou se já esteve infectada.

Expansão no interior

A Sesau está pactuando junto aos 102 municípios alagoanos àqueles que possuem laboratórios adequados para realizar os testes rápidos de zika. Com esta medida, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisarão se deslocar das suas residências para Maceió.

“Até agora 48 municípios já informaram que possuem centrífugas e irão receber os kits para a realização dos exames. Além de ampliar os cuidados com os bebês e as gestantes durante a gravidez, o resultado positivo para o vírus da zika irá trazer mais efetividade no combate ao mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue e da chikungunya”, ressaltou a assessora técnica do Lacen/AL.

Indicações

Os médicos devem encaminhar as gestantes para realizar o teste rápido de zika entre o quinto e o oitavo dia da suspeita clínica. Ela ocorre com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, febre baixa ou quando o feto apresentar má-formação na ultrassonografia.

Primeira Edição © 2011