Alagoana realiza o primeiro congresso internacional sobre inclusão do país

07/05/2017 12:39

A- A+

Mylene Leite

compartilhar:

“Quando falamos de Inclusão social estamos falando de algo muito maior do que simplesmente aceitar diferenças. Estamos falando de ofertas de oportunidades eficazes, deixando justas as oportunidades e diminuindo qualquer barreira física ou atitudinal ”, avalia a idealizadora do I Congresso Internacional Inclusion, a alagoana Emília Gama, a Assistente Social, Mestranda em Educação, coordenadora nacional do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa – INESP.

Marcado para os dias 19 e 20 de maio próximo, no hotel Armação Convention Center, localizado em Porto de Galinhas, Pernambuco, o evento reunirá expoentes da inclusão do Brasil e do mundo. Com a previsão de receber 900 pessoas de diversos países, o congresso contará com oficinas, cursos, painéis e mesas redondas. Tem como objetivo disseminar conhecimentos para as demandas das pessoas com deficiência e articular um debate com a sociedade, gestores públicos, grupos organizados e os interessados quanto à acessibilidade, empregabilidade, empreendedorismo, tecnologias assistivas, reabilitação e inclusão social desse segmento.

Sob o tema “Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, Motora e as Perspectivas da Tecnologia Assistiva”, o congresso acontece a partir de uma visão multidisciplinar transdisciplinar, trazendo para o centro do debate conhecimentos, produtos e serviços do universo da Inclusão, frutos da Ciência, Tecnologia e Inovação. Frente aos novos desafios propostos pela Lei Brasileira da Inclusão, sancionada em 2015, e a Convenção da ONU, já são observadas, principalmente na última década, mudanças marcantes de paradigmas. “Há um maior rigor metodológico e científico nas pesquisas realizadas, desenvolvimento de novas estratégias e janelas de atuação no campo da Inclusão e maior produção de conhecimento teórico e prático, beneficiando os indivíduos com deficiências”, ajuíza Emília Gama.

 

Palestrantes

 

Com um time que pretende apresentar os direitos das pessoas com deficiência e cases de sucesso, além de dividir experiências, as palestras do Inclusion certamente irão mudar realidades. Nomes como Inez Scallon do Internacional Inclusion representante da ONU, fará a palestra de abertura: “CIF e Convenção da ONU: compreendendo as interfaces para compreender os direitos”. Marta Gil, responsável pela elaboração da Metodologia SESI/SENAI de Gestão da Inclusão na Indústria e Flávia Cortinovis, idealizadora do projeto Beleza em todas as suas formas no Brasil e no exterior em parceria com a Alfaparf Group, participam de uma mesa redonda.

Com o tema “Educador, Você Está Preparado Para a Educação Inclusiva? ”, o educador espanhol Miguel Lopez fará uma abordagem dirigida aos professores. O empreendedor social, escritor e diretor do filme e projeto Cromossomo 21, Alex Duarte, abordará “Gestão emocional: Suas emoções a seu favor”. “Cuidando do Cuidador” será o tema discorrido por Mônica Xavier, capacitada pelo Massachusetts Down Syndrome Congress, tem especialização em acolhimento de famílias que recebem um bebê em situação de vulnerabilidade física. A mesa redonda “Turismo Acessível e Lucrativo”, será o tema de Mosana Cavalcanti (autora do projeto Praia sem Barreiras) e Bruno Ribeiro (Primeiro Down turismólogo do país).

A “Casa Adaptada - Acessibilidade e Autonomia” será um dos grandes temas do evento, participam Flávia Poppe, Doutora em Administração Pública na Universidade de Buenos Aires e Hamilton Oliveira, Tetraplégico C6/C7, que falará como alcançou sua independência, tornando-se ativista e empreendedor. Outras oficinas e palestras acontecerão simultaneamente, o evento será encerrado com o Luau acessível.

Primeira Edição © 2011