Cras promove fortalecimento de vínculos

Mais de 180 crianças e adolescentes integram à ação

01/05/2017 11:31

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

“É um negócio que ajuda a gente a sair da rua, conheço novos amigos, é uma segunda casa”. As palavras são do adolescente Douglas Hugo, de 14 anos, que faz parte do grupo de crianças e adolescentes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Área Lagunar, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), descrevendo as atividades do Serviço de Convivência do qual participa na unidade.

Assim como Douglas, outras 180 crianças e adolescentes integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Área Lagunar. Em dias de reunião, o grupo de crianças participa de atividades contextualizadas, primeiro em sala de aula, depois no lazer na piscina. As atividades são ministradas pelos professores de teatro, Pierre D’Almeida, e de arte e cultura, Iolanda dos Santos.

“A gente aprende o respeito pelas outras pessoas, a não jogar o lixo no chão. Por isso é importante manter o respeito”, diz Graziele Ferreira dos Santos, de 12 anos, logo depois de ter mergulhado na piscina.

Crianças e jovens durante atividade de lazer no Cras Área Lagunar Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

Crianças e jovens durante atividade de lazer no Cras Área Lagunar
Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

A pedagoga do Cras Área Lagunar, Aldaline Saturnino, explica que as atividades contextualizadas com o grupo de crianças e adolescentes consistem na aprendizagem teórica e prática dos eixos temáticos que são escolhidos para discussão com os grupos de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência.

Há um planejamento que é elaborado pela coordenação geral dos Serviços de Convivência da Semas e há o outro das atividades realizadas durante o ano, que é feito pela equipe multiprofissional do Cras Área Lagunar.

Aldaline diz ainda que cria uma espécie de representação mental dos eixos temáticos e dos sub-eixos como uma rosa dos ventos. “Partimos de uma situação mais geral para outras específicas, ou seja, temos os eixos centrais, os eixos periféricos e é assim que planejamos as atividades que são realizadas nos grupos do Serviço de Convivência”, revela a pedagoga.

Professores Pierre e Iolanda ensinam ética e cidadania no Cras Área Lagunar Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

Professores Pierre e Iolanda ensinam ética e cidadania no Cras Área Lagunar
Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

“Se o eixo temático é ética e cidadania, os sub-eixos são respeito mútuo e solidariedade, por exemplo. Esses temas possibilitam a discussão do trabalho infantil, do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, do tráfico humano, da pornografia na internet”, explica a pedagoga.

As atividades internas e externas com as crianças e os adolescentes do Serviço de Convivência são realizadas com parceiros como o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e ainda no intercâmbio com outros Cras.

Esta semana, a temática que as crianças e os adolescentes discutiram se refere à ética e à cidadania. “Quando abordamos temas contextualizados, mostramos às crianças e aos adolescentes como se dá o compartilhamento dos espaços coletivos. Então trazemos as discussões em sala e depois a prática durante a atividade de lazer na piscina”, esclarece o professor de teatro Pierre D’Almeida.

O professor diz que nas lições de ética e cidadania repassa as orientações relativas às palavras mágicas: obrigado, por favor, licença. E ainda aborda temas como o preconceito, o bullying e a discriminação por questões de diferenças sociais, corporais, étnicas, religiosas, dentre outras.

Esse ano, as crianças e adolescentes já participaram de atividades externas durante as visitas ao aeroporto e a ida ao cinema Arte Pajuçara. A equipe do Serviço de Convivência do Cras Área Lagunar é formada pelos educadores social, de arte e cultura, esporte e lazer e professor de teatro, além da técnica de referência do serviço de convivência. O Cras Área Lagunar fica na Rua Agnelo Barbosa, número 527, Prado. O telefone é o (82) 3315-7119.

Primeira Edição © 2011