Brincando de governar

01/05/2017 09:10

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Se o irrequieto Michel Temer queria produzir um mote para provocar a ira da oposição e incendiar a opinião pública – não poderia ter sido mais eficiente. Juntas, a reforma trabalhista e a reforma da Previdência conseguiram, em tempo recorde, destruir o sentimento de vitória e alívio que tomou conta do país após a destituição da destrambelhada Dilma Rousseff.

O impeachment recente, menos traumático do que o processo contra Fernando Collor, também serviu para incinerar o manto de vestal que encobria a desfaçatez do Partido dos Trabalhadores. Responsável pela consagração eleitoral da guerrilheira aposentada, o ex-presidente Lula sofreu o desgaste da derrocada e parecia ter virado carta fora do baralho, um moribundo político.

Aí veio Temer, sem ideias para governar, mas disposto a aparecer como alguém mais do que mero herdeiro de um governo espúrio, conquistado à base de conchavos e rios de dinheiro do caixa dois. A reforma trabalhista, a pretexto de se modernizar a legislação, ataca, sim, direitos históricos dos trabalhadores. Do mesmo modo, a previdenciária torna mais difícil e penosa a velhice dos que hoje trabalham engajados no projeto de construção nacional.

O que Temer quer, quase obsessivamente, seria mais legítimo se proposto por um presidente eleito e por um Congresso Nacional completamente renovado. E se fosse, de fato, projetos de cunho emergencial – por imprescindíveis – ele não estaria quebrando lanças, vendendo a alma ao Diabo para conseguir sua aprovação.

A Previdência não é deficitária, ao contrário do que afirma Temer. Mantém-se com recursos próprios e ainda financia o sistema de Seguridade Social, que inclui as ações de saúde e assistência social. Vai além: sua receita é usada para pagar os juros da dívida pública. E isso o presidente não diz à Nação.

Foi uma luta, um drama, uma odisseia para mobilizar o Brasil e desbancar Dilma. O país suou para rasgar a máscara do PT. E, apesar de tudo, vai ser preciso repetir tudo de novo – talvez com mais desgaste, suor e sangue – para defenestrar Lula. Tudo porque Temer quis brincar de ser ‘presidente reformista’.

 

TETO SALARIAL

Ministros do Supremo Tribunal Federal acabam de decidir que servidor público pode ganhar acima do texto constitucional, somando-se os vencimentos de várias fontes de renda.

 

VAUSA PRÓPRIA

Por 10 x 1, os ministros mudaram o entendimento vigente sobre o teto salarial. Não custa lembrar, a título de informação, que alguns desses ministros recebem também como professores...

 

TUDO PRONTO PARA SENTENÇA DE LULA

Com farto material produzido pela Polícia Federal e diante de delações insuspeitas, o juiz Sérgio Moro já tem evidências, indícios e, principalmente, provas do envolvimento de Lula em atos de corrupção. Por isso os petistas já não têm dúvida de que ele será condenado e preso. Muitos, contudo, apostam como o líder desmascarado será salvo pelo STJ ou pelo STF.

 

NOVA ATRIBUIÇÃO

De repente, Rui Palmeira percebeu a inoperância da Guarda Municipal e decidiu que, a partir de agora, ela também deve se engajar no combate à criminalidade, ao menos em Maceió.

 

ATUAÇÃO PÍFIA

O fato é que não se vê, no noticiário, um registro sequer de integrantes da GM combatendo a violência, o que, de certa forma, coloca em questão a funcionalidade desse órgão municipal.

 

PROJETO DE GALBA ATENDE AOS SERVIDORES

Se a Assembleia Legislativa aprovar projeto de lei do deputado Galba Novaes, os servidores estaduais de Alagoas passarão a receber o 13º salário na data do aniversário. Isso já ocorre com os funcionários efetivos do próprio Legislativo. A proposta de Galba estende a medida também para os servidores comissionados. É simples: em vez de provisionar, mensalmente, a parcela do 13º, os poderes liberam o pagamento, mês a mês, aos aniversariantes.

 

PREVIDÊNCIA

Galba Novaes pediu a convocação de sessão especial da ALE para debater a PEC da Previdência – a reforma que, sem mais retorno, transformou Temer no inimigo nº 1 dos trabalhadores.

 

PREVIDÊNCIA 2

A proposta do deputado Galba é oportuna porque, se a reforma passar no Congresso (Câmara e Senado), uma versão estadual das mudanças terá de ser votada pelo Legislativo Alagoano.

 

GREVE POLÍTICA EM ARAPIRACA 

A ex-prefeita Célia Rocha deixou de pagar a folha salarial de dezembro e o 13º salário. O prefeito Rogério Teófilo já pagou parte do atrasado e mantém em dia a folha de sua gestão. Como o rombo herdado é imenso e não dava para pagar tudo de uma vez, das duas, uma: ou Rogério pagava o passivo e atrasava o atual, ou vice-versa. Portanto, a greve de parte dos servidores da Prefeitura de Arapiraca é movimento político.

 

MAIS HOSPITAL

Depois do Hospital do Coraçãozinho, do Hospital da Mulher e do Hospital Metropolitano de Maceió, o governador Renan Filho anuncia a construção do Hospital do Câncer de Arapiraca.

 

MAIS HOSPITAL 2

Não sem razão, o governador Renan Filho tem observado, com um olhar crítico, que nos últimos 40 anos não foi construído nenhum hospital novo em Alagoas (exceto a UE do Agreste).

 

DIRCEU E A DELAÇÃO IMPROVÁVEL

A eventual libertação do ex-ministro José Dirceu significará um fortíssimo golpe no processo da Lava-a-Jato. O pedido de soltura está sendo analisado no Supremo Tribunal. Dirceu foi condenado a mais de 20 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro. Diz-se que uma delação do ex-deputado petista desligaria de vez os aparelhos que mantêm Lula respirando – politicamente, bem entendido.

 

Primeira Edição © 2011