Sesau alerta sobre a importância da prevenção e controle da pressão alta

Dia Nacional de Combate a Hipertensão ocorre nesta quarta-feira (26)

25/04/2017 17:08

A- A+

Agencia Alagoas

compartilhar:

A hipertensão arterial pode provocar diversos problemas de saúde, incluindo derrames cerebrais, infarto, insuficiência cardíaca e renal. Nesta quarta-feira (26), Dia Nacional de Combate a Hipertensão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) chama a atenção para este problema, que afeta centenas de alagoanos e está relacionada aos hábitos de vida. 

O alerta é do médico da Sesau, Marcos Martins, que faz um alerta: a alimentação inadequada, o excesso de sal, estresse, obesidade e hereditariedade têm relação direta com a hipertensão. “Por isso é importante adotar um estilo de vida saudável, optando por uma alimentação rica em frutas e verduras e que privilegie a prática de atividade física regular”, recomendou.

 

Marcos Martins orientou que o excesso de álcool e o consumo de cigarro também são fatores de risco para o aumento da pressão arterial. “As substâncias que compõem o cigarro são altamente prejudiciais para as artérias, aumentando os processos inflamatórios que aceleram o entupimento das artérias”, alertou.

O médico explicou, ainda, que a pressão arterial pode ter uma variação grande de pessoa para pessoa, sem que isso represente uma anormalidade. “O importante é que as pessoas realizem exames de rotina e identifiquem o problema no início, evitando a evolução para problemas mais graves, que podem trazer sequelas e até o óbito”, alertou.

Primeira Edição © 2011