Astronauta Peggy Whitson bate recorde e é americana a passar mais tempo no espaço

24/04/2017 10:15

A- A+

G1

compartilhar:

O astronauta Peggy Whitson, de 57 anos, se tornou a americana a passar mais tempo no espaço. Na madrugada desta segunda-feira (24), mais precisamente às 2h27 (horário de Brasília), Peggy completou 534 dias, 2 horas e 49 minutos no espaço ao longo de três missões de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), batendo o recorde do astronauta Jeff Williams.

Este não é o primeiro recorde da astronauta da Nasa: ela já detinha os recordes de mulher que passou mais tempo no espaço e mulher que passou mais tempo fazendo caminhadas no espaço. Em 2008, ela se tornou a primeira mulher a ser comandante da ISS e, em 9 de abril, passou a ser a primeira mulher a comandar a estação espacial por duas vezes.

Sua atual estadia no espaço, para as Expedições 50/51, começou no dia 17 de novembro de 2016 e deve se estender até setembro. Ao retornar à Terra, ela terá passado mais de 650 dias no espaço.

Peggy viajou ao espaço pela primeira vez em 2002, quando chegou à estação espacial a bordo do ônibus espacial Endeavour para fazer parte da Expedição 5. Foram 184 dias no espaço, período em que participou de 21 pesquisas científicas. A segunda viagem espacial de Peggy ocorreu em 2008, quando retornou como comandante da Expedição 16 e ficou mais 194 dias no espaço.

Enquanto Peggy agora detém o recorde americano de tempo no espaço, o astronauta a deter o recorde mundial é o russo Gennady Ivanovich Padalka, que permaneceu, ao todo, 879 dias no espaço em missões tanto na estação espacial MIR quanto na Estação Espacial Internacional.

Ligação presidencial

O presidente americano, Donald Trump, e sua filha Ivanka Trump pretendem fazer uma ligação para a estação espacial nesta segunda-feira às 11h (horário de Brasília) para congratular Peggy Whitson pelo feito. A ligação, feita diretamente do Salão Oval, terá 20 minutos e será transmitida ao vivo pela TV Nasa.

Primeira Edição © 2011