População tem papel fundamental na avaliação do transporte público

No mês passado, mais de cinco mil passageiros que usam o coletivo foram beneficiados

16/04/2017 09:19

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Para melhorar o funcionamento do transporte público nos bairros de Maceió, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) segue fazendo estudos para adequação das linhas de ônibus. E um aliado importante para a melhoria do sistema tem sido a população, que entra em contato com o órgão através do Disque SMTT no 118.

É a partir deste primeiro contato com a sociedade que a SMTT consegue identificar as principais linhas que necessitam de um aumento no número de viagens. “Observamos onde é a necessidade e focamos naquele horário em que o ônibus está mais cheio e que as pessoas estão mais utilizando o transporte público”, explica superintendente da SMTT, Antonio Moura.

Outro fator importante tem sido a demanda de usuários em uma determinada linha, que é identificada através da bilhetagem eletrônica. Através destes dados, o órgão consegue identificar se houve um aumento ou redução no número de passageiros de cada linha.

A SMTT observa no dia a dia, nos dias úteis e finais de semana, se houve um crescimento da demanda em determinado período do dia, levando em consideração se houve um aumento significativo de passageiros para determinada linha.

No mês passado, mais de cinco mil passageiros que usam o transporte coletivo foram beneficiados com reforço nas linhas 049 (Eustáquio Gomes/Centro) e 036 (Dubeaux Leão/Centro), que agora fazem mais viagens nos horários de maior movimento durante a manhã e no final da tarde.

“Fazemos avaliações diárias da operacionalização do sistema de transporte por ônibus, mas o usuário é quem sente na prática as necessidades, principalmente nos horários de pico. É fundamental que ele entre em contato com a SMTT para que se faça essa avaliação mais de perto”, orienta o superintendente.

Primeira Edição © 2011