Centrais Já! de Atendimento intensificam emissão de passaportes

16/04/2017 13:43

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Quando decidiu conhecer outro país, a aposentada Ilza Maria não contou história: foi à Central Já! de Atendimento ao Cidadão e retirou o principal documento para fazer esse tipo viagem: o passaporte. E não é que ela gostou da praticidade e rapidez do serviço oferecido? 

“Foi rápido. Fiz o agendamento, fui ao Já! e, em poucos dias, conseguir o documento. Já estou com ele em mãos e não vejo a hora de utilizá-lo. Antes, pelo que fiquei sabendo, era preciso à sede da Polícia Federal para realizar esse procedimento, o que acabava sendo mais demorado, uma vez que moro longe do bairro. Agora, não. Só precisei ir ao Já! Mangabeiras e consegui sem nenhum problema”, conta a aposentada, que já está aproveitando o frio da Argentina.

E, de fato, não há grandes dificuldades em realizar a emissão do documento. Isso porque, desde janeiro desse ano, o procedimento para a retirada do passaporte está sendo realizado, exclusivamente, na Central Já! do Maceió Shopping. Vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a unidade conta com um espaço de mais de 700 m² para atender os alagoanos que necessitam resolver suas pendências junto aos órgãos governamentais.

“Temos nos esforçado diariamente para que todos os usuários sejam atendidos em um prazo plausível e, principalmente, com um nível de excelência satisfatório. Ofertar serviços em parcerias com órgãos, como a Polícia Federal, mostra que vivemos em um novo momento da administração e gestão no serviço público alagoano. Por este motivo, queremos que, cada vez mais, as pessoas procurem o Já! para emitir não só os seus passaportes, mas, também, outros documentos”, explica secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Outra usuária que foi ao Já! e destacou a agilidade no procedimento para emissão do passaporte foi a jornalista Larissa Bastos. Segundo ela, além de prático, todo o atendimento realizado pela equipe da Central foi bastante ágil.

“Eu já tinha tirado um passaporte anteriormente, mas nunca fui pegar e ele acabou cancelado. Na primeira vez, foi na própria sede da Polícia Federal, e lembro que demorou um pouco mais. Dessa vez, fiz o agendamento no site e cheguei no Já! direto para o atendimento. Lá foi rápido; em menos de dez minutos e eu já tinha feito tudo. O passaporte demorou seis dias úteis para ficar pronto e depois voltei pra pegá-lo, e foi tudo tranquilo. Peguei uma senha na recepção e aguardei menos de cinco minutos pra ser atendida”, conta Larissa.

A iniciativa de ofertar um serviço exclusivamente em uma Central de Atendimento é pioneira no Estado e, segundo a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), tem como intuito reunir ainda mais os serviços públicos em um só lugar.

“A parceria do Governo com a Polícia Federal traz ainda mais comodidade para todos os alagoanos. Além de serem atendidos em um local equipado e bem estruturado, os cidadãos podem resolver outras pendências em um mesmo lugar. Em linhas gerais, a nossa preocupação é com comodidade do usuário”, completa o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Passo a passo

Para dar entrada no passaporte, o interessado deverá acessar o site da Polícia Federal, pagar uma taxa de R$ 257,25, agendar o atendimento pelo site e comparecer à Central Já! do Maceió Shopping no dia agendado. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Primeira Edição © 2011