Saiba como preparar seu currículo pessoal

14/04/2017 12:19

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

Para entrar no mercado de trabalho é preciso saber se apresentar. O primeiro passo começa com a elaboração do currículo pessoal. Saber quais informações devem e não devem constar na sua apresentação é importante para garantir uma vaga. O Sine da Prefeitura de Maceió elaborou dicas para que os candidatos não deixem de aproveitar as oportunidades.

O essencial é apresentar os dados pessoais, com nome completo, endereço, documentos e telefone atualizado. Pode também ser colocados os objetivos que esteja procurando no mercado de trabalho, além de cursos de idiomas, entre outros, caso os tenha realizado.

O mais importante é destacar as experiências a partir do último cargo exercido e comprovado em carteira de trabalho, de forma decrescente. O interessante é fazer um resumo das qualificações e suas experiências, com o nome da empresa e o período em que exerceu a função. Dessa forma, o selecionador conseguirá conhecer melhor o candidato.

Não é necessário apontar ou especificar suas qualidades pessoais, como “ser responsável”, “ser pontual”, “saber trabalhar em equipe”. No currículo, é mais importante destacar como exerceu as funções nos cargos anteriores, com a descrição das responsabilidades que tinha. Assim, será possível se apresentar como bom profissional, sem exibicionismos.

Com o currículo preparado e finalizado, o candidato pode se cadastrar no Posto de Atendimento do Sine Maceió, que fica ao lado da Estação Ferroviária, no Centro da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Primeira Edição © 2011