Odebrecht deu R$ 1 mi à revista Brasileiros a pedido de Mantega

13/04/2017 13:29

A- A+

Veja

compartilhar:

Os acordos de colaboração premiada da construtora Odebrecht revelaram influência do governo federal em favor de determinados veículos de comunicação. Um dos cinco documentos que citam o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (PT) trata de um pedido feito por ele para que a Odebrecht fizesse um patrocínio, no valor de um milhão de reais, à revista Brasileiros, editada pela Brasileiros Editora.

A menção ao patrocínio é feita na delação do ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht. O apoio do grupo teria sido acertado diretamente por executivos da construtora com o PT, após a solicitação de Mantega. Em outra das petições que envolvem a conexão entre Mantega e Odebrecht, o executivo ressalta a intenção de manter boas relações com o ministro, por conta de interesses da construtora em temas que envolvessem a Fazenda e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Outra revelação da família Odebrecht envolvendo veículos de comunicação foi em relação ao repasse de três milhões de reais à revista, Carta Capital, editada pela Editora Confiança. Segundo os relatos, este pedido também foi feito por Mantega a Marcelo Odebrecht, mas depois reforçado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa com o patriarca Emílio Odebrecht.

Como o processo não envolve pessoas com foro privilegiado, a petição foi encaminhada para a Justiça Federal do Paraná, que decidirá se instaura inquérito para apurá-la. Procurada pelo site de VEJA, a revista Brasileiros informou que se pronunciará por meio de nota, em seu site oficial, ainda nesta quinta-feira.

Primeira Edição © 2011