45% dos brasileiros adultos têm ao menos uma doença crônica, diz pesquisa da Unicamp

13/04/2017 13:47

A- A+

G1

compartilhar:

Pesquisa da Unicamp revela que 45% dos brasileiros com 18 anos ou mais sofrem de doenças crônicas não transmissíveis. E as principais são: hipertensão, diabetes, artrite e reumatismo, problemas na coluna, depressão e a asma.

Este levantamento faz parte da 1ª Pesquisa Nacional de Saúde, que avaliou 60 mil pessoas no Brasil e ajudou a traçar o perfil das doenças e pacientes. O estudo teve a participação de outras universidades e institutos no país.

Segundo os pesquisadores, as pessoas com menor nível de escolaridade e sem plano de saúde particular são as que mais sofrem. Ter doença crônica faz com que os pacientes tenham limitações para o dia a dia das pessoas no convívio pessoal e no trabalho.

Mulheres maioria

E o que chamou muito a atenção dos especialistas nesta pesquisa é o fato de as mulheres representarem 59,05% do total, enquanto os homens são 40.95%.

De acordo com a pesquisadora da Unicamp, as mulheres são maioria porque procuram mais serviços de saúde e acabam tendo mais diagnósticos do que os homens.

 

Primeira Edição © 2011