Limpeza urbana: população deve contribuir

Prefeitura garante aos cidadãos serviços eficazes

09/04/2017 10:35

A- A+

Ascom Slum

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), garante aos cidadãos serviços eficazes de limpeza. A cidade conta com coleta de lixo domiciliar regular e eficaz, além da constante varrição, limpeza de canais e mutirões de limpeza. Mas a limpeza da capital é um dever de todos e precisa da colaboração da população.

O titular da Slum, Davi Maia, reforma a necessidade da união entre o poder público e o cidadão. “Nossa obrigação é garantir um serviço eficiente, mas precisamos contar com o apoio do maceioense. Não descarte resíduos em locais irregulares, faça a reciclagem e fiscalize conosco. Esse é o caminho para uma cidade sempre limpa”, afirmou o superintendente.

Além de descartar corretamente seu resíduo, o cidaão deve lembrar de colocar os sacos de lixo na porta de casa apenas nos dias e horários da coleta, para evitar a ação de animais e de outros agentes que podem rasgar os sacos e deixar o lixo espalhado.

Equipes da Slum. Foto: Ascom Slum/Arquivo

Equipes da Slum. Foto: Ascom Slum/Arquivo

O cidadão é também um fiscal da Slum e deve informar ao órgão se a coleta atrasar ou não passar no dia programado, bem como  descarte irregular de resíduos. A Superintendência dispõe de uma linha direta para atender as solicitações, tirar dúvidas, fornecer orientações e receber sugestões e denúncias, a Central de Limpeza.

Ao entrar em contato pelo 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 8802-4834, o cidadão pode denunciar casos de descarte inadequado de resíduos ou falhas na coleta domiciliar para que a Slum providencie a limpeza ou, em caso de terreno particular, notifique o proprietário para que ele deixe o imóvel em situação regular, deixar sugestões e críticas para a melhoria da limpeza da cidade, obter informações sobre os dias de coleta em seu bairro, obter informações sobre os tipos de resíduos que podem ser acondicionados no lixo domiciliar e sobre os locais que recebem resíduos sólidos especiais.

Anote aí!

O material proveniente de sobras de construção ou de uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, deve-se contratar uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

No caso de estabelecimento comercial, a geração de mais de 100 litros diários de lixo também exige a contratação de empresa credenciada para realizar a coleta e a destinação correta para o aterro sanitário.

E, a limpeza dos terrenos é obrigação do proprietário, que deve manter o local sempre limpo, murado e calçado, conforme determina o Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió.

Primeira Edição © 2011