Jornalistas e receptivos conhecem atrativos da Zona da Mata

Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, Parque Memorial Quilombo dos Palmares e o Povoado Muquém, entre outros atrativos foram visitados

08/04/2017 10:09

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Diversificar a oferta e ampliar a visibilidade dos pontos turísticos de Alagoas. Com esse intuito, jornalistas e receptivos turísticos participaram de uma visita à Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, em São José da Laje, ao Povoado Muquém e ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, ambos em União dos Palmares. A iniciativa foi da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e aconteceu nessa sexta-feira (7) durante as ações do 6º Governo Presente. 

Na ocasião, os participantes puderam conhecer alguns dos atrativos mais procurados da região da Zona da Mata alagoana. A Reserva Osvaldo Timóteo é uma área voltada para o reflorestamento e conservação da Mata Atlântica, já o povoado Muquém e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares compõem o Centro da Cultura Quilombola em Alagoas. 

A secretária de Turismo de São José da Laje, Jacineide Maia acredita que a iniciativa é uma forma de potencializar o turismo na região. "Disponibilizar a oportunidade de apresentar os atrativos e promover o destino é uma iniciativa louvável. Com isso, podemos incrementar o produto e possibilitar a permanência do visitante por mais tempo, além de criar um vínculo com o turista. Propostas como essa trazem a certeza que estamos no rumo certo!", comemorou Jacineide Maia.

Guia de turismo desde 2005, Fábio Bezerra recepciona os visitantes pela operadora WS Receptivo. Para ele, é de suma importância conhecer mais sobre pontos turísticos espalhados pelo Estado. "Alagoas é um Estado muito rico e que apresenta atrativos que englobam cultura, história, aventura. Muitos desses atrativos já são produtos prontos, faltando pequenas adaptações para incluir novas rotas. Para nós, isso é fundamental", disse Fábio Bezerra.

Já a comunicadora e sócia do Portal Stylife, Kaká Marinho, recomendou as visitações, que, segundo ela, foram experiências únicas. "Todos esses atrativos causam em nós uma sensação de pertencimento e de orgulho! Posso afirmar que Alagoas possui muito o que nos oferecer e aconselho aos turistas e alagoanos que conheçam tudo isso!", disse Kaká Marinho.

Durante o Governo Presente, a Gerência de Design e Artesanato da Sedetur entregou, ainda, mais três placas de sinalização do projeto Alagoas Feita à Mão nas casas dos artesãos do Muquém. A aplicação das placas pretende identificar, agregar valor e tornar o local marcado para o turista que passar pela região. 

Reserva Osvaldo Timóteo, Parque Memorial Quilombo dos Palmares e Povoado Muquém

Considerada uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) desde 2007, a Reserva Osvaldo Timóteo é formada por corredores de bambuzais, nascentes de água potável, lagos e espaços destinados à preservação de aves em extinção. A RPPN promove a educação ambiental através de atividades científicas, culturais e recreativas, além de desenvolver atividades econômicas que não comprometem o equilíbrio ecológico da área. 

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares e o povoado Muquém ficam localizado na zona rural de União dos Palmares. O parque e o povoado representam a luta e a tradição dos quilombolas que viveram na Serra da Barriga, mais precisamente no Quilombo dos Palmares, principal ponto de resistência contra o regime escravocrata no Brasil. O rico artesanato é uma das fontes de renda dos habitantes do povoado e retrata aspectos da cultura da região.

Primeira Edição © 2011