Museu do Videogame Itinerante retorna ao Parque Shopping com novas atrações

Evento reune 45 anos de história dos videogames

05/04/2017 11:42

A- A+

Maylson Honorato com redação

compartilhar:

Evento reune 45 anos de história dos videogames e traz novidades como o espaço Nintendo Switch, PlayStation VR e o palco Just Dance 2017

 Sucesso de público em 2016, o Museu do Videogame Itinerante retorna este mês ao Parque Shopping com uma segunda temporada repleta de novidades, de 7 a 23 de abril. Agora, além de poder voltar a interagir gratuitamente com a incrível coleção de mais de 340 consoles e cerca de 4 mil jogos da exposição que resgata 45 anos da evolução dos videogames, os visitantes poderão se divertir com novas atrações, como a área de PlayStation VR, na qual será possível experimentar a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Outra novidade imperdível é o espaço Nintendo Switch, console que chega como um sucessor do Nintendo 3DS e também do Wii U. Já para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, o evento contará em seu palco com o Just Dance 2017, onde, além de se divertir imitando os movimentos de dançarinos profissionais virtuais, será possível participar de um concurso e faturar brindes e prêmios. Paralelamente às atrações, o evento promove ainda mais uma edição do Concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames. Totalmente gratuita, a atração conta com o patrocínio das marcas BukOne, System, Suprifitas, Fini, Fuel, Unit, MUV, Gracom e Velo.

 Sobre o Museu do Videogame Itinerante

O Museu do Videogame Itinerante, que somente em 2015 e 2016 recebeu mais de 7 milhões de visitantes em 15 cidades, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

"É engraçado pensar que isso tudo começou com uma discussão de relação de casal. Todos os videogames da exposição estavam em minha casa e, em um belo dia de faxina, minha esposa me deu um ultimato: ou você transforma essa sua coleção em um museu para tirar de casa ou você e esses videogames vão para fora de casa", explica Cleidson Lima, que é colecionador há mais de 15 anos.

A exposição totalmente interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros. Foram incluídos ao acervo de consoles para jogar no evento também o Virtual Boy, o Vectrex, Pioneer LaserActive, Sega Mark III, Atari Jaguar, Intellivision, Colecovision, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real.

PlayStation VR e Nintendo Switch

Uma das novidades desse ano é a área de PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Outra atração imperdível é o espaço Nintendo Switch. Os visitantes poderão experimentar o game The Legend of Zelda: Breath of The Wild no console que chega como um sucessor do Nintendo 3DS e também do Wii U, visto que se trata de um videogame híbrido. O Nintendo Switch é composto por uma base, uma tela de alta resolução sensível ao toque e dois controles chamados Joy-Con. Quando a tela estiver guardada dentro da base, o Switch funciona como um videogame convencional e mostra as imagens do jogo no televisor. Mas se o display é retirado da base, o Switch ativa seu estado móvel e as imagens dos games são jogadas para a tela portátil.

Primeira Edição © 2011