Iluminação em LED muda realidade em bairros de Maceió

02/04/2017 13:49

A- A+

Assessoria

compartilhar:

No dia 30 de junho de 2016, a Prefeitura de Maceió lançava um projeto inovador de iluminação: 190 luminárias de LED (sigla em inglês para Light Emitting Diode, em português Diodo Emissor de Luz) foram instaladas no conjunto Cidade Sorriso II, no bairro do Benedito Bentes.

Hoje, Maceió conta com várias áreas iluminadas com LED e se prepara para o lançamento do projeto Ilumina Maceió, que transformará a capital alagoana em uma das cidades com a melhor iluminação do país.

Mais econômica, mais durável e digital, o novo sistema implantado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) já transformou parte da capital e tem recebido elogios da população maceioense.

No conjunto Cidade Sorriso II, Markilson Kléber, líder comunitário, enalteceu o fato de a comunidade ter sido escolhida para iniciar o projeto em Maceió. “Trouxe mais qualidade de vida para as pessoas, mais segurança. O conjunto hoje é mais movimentado à noite, a população passou a frequentar as praças, as áreas verdes. Olha, até rua sem asfalto tem luz de LED aqui”, festejou.

Cícera Maria de Lima Gonzaga é dona de um mercadinho há três anos. Antes fechava cedo por medo. Hoje, o estabelecimento fica aberto até mais tarde. “Povo bota as cadeiras na porta a noite, ganhei movimento e me sinto mais segura. Tá muito bom morar aqui”.

No povoado Saúde, que ganhou iluminação em LED há menos de um mês, a rotina também mudou. Maria de Lourdes Nascimento é “nascida e criada” na Saúde e contou se sentir mais segura a noite. “O campo é cheio de gente, o povo todo na rua, tá muito bom. A iluminação tá mil”.

Praça no Santos Dumont ganhou mais vida após ser reformada e receber as luminárias de LED. Foto: Afranio Aquino

O superintendente da Sima, Frederico Lins, disse que a troca das luminárias na capital alagoana representa o futuro, em uma das cidades mais iluminadas do país. ““Já colocamos as luminárias em LED na Orla marítima, em praças, no Povoado Saúde, no conjunto Cidade Sorriso e já iniciamos o processo para ter essa nova iluminação em quatro grotas da capital e em vários outros pontos. Estamos dando mais qualidade de vida, mais segurança com a iluminação. É a contribuição que podemos dar para a população maceioense”.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, tem observado a alegria das comunidades quando realiza vistorias e eventos. No Santos Dumont, uma única praça iluminada em LED se transformou em um novo ponto de diversão e lazer para a população. “A cidade fica mais bonita, mais segura, a população ganha com isso, porque realmente é uma iluminação de muita qualidade”, disse.

Ilumina Maceió

Um grande projeto, para transformar toda a iluminação da capital alagoana. É o Ilumina Maceió, que substituirá todas as lâmpadas da cidade em luminárias de LED. Hoje várias regiões já contam com a luz digital, como a Avenida Júlio Marques Luz (antiga Avenida Jatiúca) e a Leste Oeste. E nos próximos meses, várias vias receberão o novo projeto. Uma reunião na última semana de março definiu os próximos passos do projeto da prefeitura municipal, que aumentará a qualidade de vida do cidadão maceioense.

Primeira Edição © 2011