Turismo do Saber 2017 começa dia 4

Grande iniciativa conta diversas parcerias

01/04/2017 13:32

A- A+

Semptur

compartilhar:

No dia 4 de abril, as crianças do 6º ano da Escola Municipal João Sampaio vão receber a primeira aula do projeto Turismo do Saber 2017. No dia seguinte, 50 alunos seguem para uma visita guiada pelos principais atrativos de Maceió, como a orla da Ponta Verde e o Parque Municipal, em Bebedouro.

A escola é uma das 15 contempladas pela edição 2017 do projeto, criado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em 2016, com o objetivo de despertar o interesse de crianças e adolescentes para o potencial turístico de Maceió, assim como as oportunidades profissionais que o setor oferece. No ano passado, 450 crianças participaram do programa. Este ano, serão contemplados 825, ou seja, 45% a mais do que em 2016.

A novidade do Turismo do Saber deste ano é que agora ele tem duas modalidades: Turismo do Saber na Escola, voltado para alunos e professores do 6º ano das escolas municipais, e o Turismo do Saber Social, que contempla adolescentes de 14 a 18 anos incompletos atendidos por casas de passagem e serviços de convivência.

Turismo do Saber na Escola

600 alunos de 15 escolas municipais vão fazer parte do Turismo do Saber na Escola. Eles receberão aulas teóricas e no dia seguinte fazem um passeio guiado pelos atrativos turístico de Maceió. “O objetivo é mostrar o impacto e a importância econômica do segmento turístico para a cidade, e também para sensibilizar sobre temas relacionados à sustentabilidade”, explica Ana Cecília Corado, assessora técnica da Semtur e coordenadora do projeto.

As ações do Turismo do Saber na Escola vão de 4 de abril a 22 de novembro de 2017.

Turismo do Saber Social

O Turismo do Saber Social vai beneficiar 225 adolescentes de oito unidades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e das duas Unidades do Serviço de Acolhimento Institucional que atendem adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Além das aulas e das visitas – que contemplarão 25 adolescentes -, os participantes do Turismo do Saber Social também terão a oportunidade de fazer cursos de turismo oferecidos gratuitamente pelo Senac, um dos parceiros do projeto. “A oportunidade de jovens assistidos pelos equipamentos sociais da Semas participarem de cursos de formação na área de turismo é primordial para que eles possam deixar a condição de vulnerabilidade social e passar a investir na formação profissional, o que melhorara a qualidade de vida deles e também das famílias”, diz Celiany Rocha, secretária da Semas.

As ações do Turismo do Saber Social vão de 11 de abril a 8 de novembro de 2017.

Parcerias

O Turismo do Saber 2017 conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), do Senac e da Luck Receptivo, além de outras que vão ser firmadas durante o ano.

Quem participa?

As 15 escolas municipais que vão participar do Turismo do Saber na Escola são:

Escola Municipal João Sampaio

Escola Municipal Luíz Pedro I

Escola Municipal Hévia Valéria

Escola Municipal Kátia Assunção

Escola Miranda Jaime Miranda

Escola Municipal Neide França

Escola Municipal Pio X

Escola Municipal Pompeu Sarmento

Escola Municipal Zumbi dos Palmares

Escola Municipal José Haroldo da Costa

Escola Municipal Atídio Vieira

Escola Municipal Arnon de Mello

Escola Municipal Padre Pinho

Escola Municipal Almeida Leite

Escola Municipal Elizabeth Anne de Lira

As 10 casas de passagem e serviços de convivência que vão participar do Turismo do Saber Social são:

Cras Santos Dumont

Cras Deninson Menezes

Cras Terezinha Normande

Juvenópolis/Bebedouro

Cras Sônia Sampaio

Cras Cacilda Sampaio

Cras Bela Vista

Lar São Domingos/Jacintinho

Dpse/Unidades de Acolhimento

Primeira Edição © 2011