Caixa 2 - doação legal ou propina criminosa?

19/03/2017 10:49

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Está de volta o debate sobre o chamado caixa 2, um dos afluentes da oceânica Lava-a-Jato. Para se ter uma noção de quanto o tema é controverso, eis duas opiniões conflitantes: do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal: “O Caixa 2 precisa ser desmistificado e não significa, necessariamente, abuso de poder econômico”. Do jornalista Clovis Rossi, da Folha de S. Paulo: “Caixa 2 é coisa de bandido”. A definição do articulista não é técnica, não é argumento jurídico, é um rasgo de indignação.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes sustenta ponto de visto interessante sobre o caixa 2, ao considerar que muitos empresários fazem doações de campanha fora da contabilidade dos partidos para não serem achacados, sobretudo por políticos que estão no poder. Em resumo: se a doação for legal, transparente, o autor vai atrair multidões, vai sofrer pressão de todos os lados e vai acabar sendo obrigado a doar seu dinheiro a quem não deseja ajudar. Faz sentido, como argumento, apenas no campo vasto, quase infindável da ‘divagação jurídica’.

Na prática, caixa 2 significa, sim, abuso de poder econômico. Primeiro, porque totalmente isento de controle contábil. Segundo, porque é o dinheiro – de quem pesca muito – usado como fator de desequilíbrio de uma disputa eleitoral. Afinal, num país de maioria faminta, não ganha eleição quem tem boas propostas e os melhores projetos, mas quem consegue gastar mais.

No passado, não se falava em caixa 2, era só abuso de poder econômico. O caixa 2 – e aqui não vai nenhum ranço antipetista – ganhou dimensão exatamente após a chegada de Lula ao poder central. Num primeiro momento, com o mensalão irrigando a conta de partidos e políticos aliados do governo. Depois, com o petrolão que, de tão descomunal, envolveu gregos e troianos. Por isso, num raro instante de sinceridade, durante entrevista em Paris, Lula admitiu: “O que o PT faz o que todos os partidos fazem”. Referia-se ao uso do dinheiro drenado pelo caixa 2.

Nos países desenvolvidos, usam-se ideias para vencer eleição. No Brasil de analfabetos, o dinheiro substitui as ideias.

 

MARCA FUNÉREA

Em janeiro e fevereiro, Alagoas registrou 400 homicídios, marcada alcançada por Pernambucano já no primeiro mês de 2017. Mas, não há negar, está se matando demais em Alagoas.

 

GRATIFICAÇÃO

Na Assembleia Legislativa, a GDE (Gratificação por Dedicação Exclusiva) que havia sido suspensa, está voltando aos assessores dos deputados com atos publicados no Diário Oficial.

 

PMDB SINALIZA LANÇAR RENAN E BELTRÃO

Nas últimas décadas, nunca um mesmo partido conseguiu enviar, concomitantemente, dois representantes para o Senado. O tabu poderá ser quebrado nas eleições do próximo ano. O PMDB parece cada vez mais decidido a marchar com Renan Calheiros e Marx Beltrão disputando as duas vagas pertencentes a Alagoas.

 

SOBRE IGUALDADE

Presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia defende que a igualdade reivindicada pelas mulheres também funcione na Previdência, com idade mínima igual para homem e mulher.

 

DOIS ENFOQUES

Enquanto a Folha de S. Paulo, sempre com visão negativa, diz que a indústria ‘recuou em 5, das 15 regiões pesquisadas, o G-1 noticia que a indústria avançou em 12, das 15 áreas pesquisadas.

 

COLLOR, DE NOVO, ASSUME COMISSÃO INFLUENTE

Mais uma vez, o senador Fernando Collor assume uma comissão do Senado com o apoio do colega Renan Calheiros. Em 2013, o ex-presidente comandou a poderosa Comissão de Infraestrutura. Agora, graças as articulações de Renan, Collor foi aclamado como presidente da Comissão de Relações Exteriores. E já anuncia que vai buscar estreitamento com os EUA de Trump.

 

FRACASSO TOTAL

O projeto de poder da esquerda fracassou no mundo inteiro. O primeiro sinal foi emitido com o fim da antiga União Soviética. Depois, com a escancarada capitalização da China continental.

 

ONDA GIGANTE

Quando se diz que uma onda de conservadorismo toma conta da Europa, diz-se, em verdade, que os europeus não acreditam mais

nas ideias vendidas pela esquerda como salvação da humanidade.

 

SEM ESCONDER O JOGO, APÓS A DERROCADA

Os petistas inveterados estão furiosos com Dilma, e não é para menos. Logo agora, que Lula tenta mostrar que o PT segue vivo e ele, pronto para voltar ao poder, a companheira confessa, na Suíça, que cometeu ‘grande erro’ ao desonerar as empresas. Abriu mão de impostos, reelegeu-se, mas afundou a economia.

 

OUTRO ESTADO

Pelo poderio econômico que tinha nas mãos, não é exagero afirmar que a Odebrecht era um estado dentro do estado brasileiro. E poderia ter ficado maior, não fosse a Lava-a-Jato.

 

SOB CÁLCULO

Temer, às vezes, parece, mas não é bobo. Seu projeto de reforma da Previdência chegou ao Congresso com ‘gordura proposital’. A lipoaspiração infundirá nos congressistas o sentimento de vitória.

 

TENTANDO FAZER TODO MUNDO DE BESTA

Malandro, Lula tenta politizar tudo: “Estou sendo vítima de um massacre”, disse ao chegar ao Tribunal em Brasília para depor. Não se deu conta de que, atualmente, o alvo de ‘massacre’ e ‘linchamento’ são os fora-da-lei justiçados pela população.

Primeira Edição © 2011