Semifinal do Desafio Universitário Empreendedor começa nesta sexta em Alagoas

Os 40 melhores alagoanos classificados no ranking participarão de diversas atividades que definirão quem é o vencedor no estado até domingo (19)

17/03/2017 17:32

A- A+

Algo Mais Consultoria e Assessoria

compartilhar:

Nesta sexta-feira (17), a partir das 13h, teve início, na sede do Sebrae em Alagoas, em Maceió, a Semifinal Estadual do Desafio Universitário Empreendedor. A competição realizada pelo Sebrae abrange todo o país e tem o intuito de estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado.

A semifinal estadual segue até o próximo domingo (19) e vai reunir os classificados para participar de exercícios que avaliarão seus comportamentos e conhecimentos. As etapas do Desafio Universitário Empreendedor são compostas por atividades virtuais e presenciais, visando preparar o jovem empreendedor a partir da didática da gamificação.

Segundo Danisson Reis, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, durante a participação no jogo, são absorvidos conceitos importantes sobre empreendedorismo, impacto social e modelagem de negócios. O analista ainda ressaltou a importância de se trabalhar o empreendedorismo dentro da universidade.

“A partir desses conhecimentos abordados no Desafio, os alunos podem perceber que várias das temáticas da academia podem ser estudadas e pesquisadas à luz do empreendedorismo, e até mesmo descobrem novas maneiras de aplicar os estudos”, argumenta Danisson.

Como parte da etapa classificatória para a semifinal, os inscritos participaram de jogos virtuais na plataforma digital do Desafio, com o objetivo de somar pontos para o ranking. Após essa etapa, os 40 primeiros ranqueados foram convocados para participar da segunda fase.

A partir do parecer dos facilitadores, serão escolhidos, no último dia da competição no estado, o vencedor e os quatro representantes de Alagoas na etapa nacional, que será realizada em Brasília entre os dias 07 e 11 de abril.

Desafio Universitário Empreendedor

O Desafio Universitário Empreendedor foi lançado pelo Sebrae, em âmbito nacional, com o propósito de estimular entre estudantes e professores universitários atitudes empreendedoras, visando desenvolver competências para gerenciar pequenos negócios e aprimorar habilidades corporativas, a partir de jogos empresariais e soluções educacionais. 

Para participar, basta ser docente ou discente vinculado a uma Instituição de Ensino Superior (IES). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer período do ano, exclusivamente pela internet, no endereço: http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br/

As etapas são divididas em três: classificatória estadual com ranking virtual, semifinal estadual presencial e final nacional. O regulamento completo pode ser acessado através do link:http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br/plataforma/resources/regulamento2016.pdf.

Por Letícia Cardoso e João Paulo Macena

 

Primeira Edição © 2011