Como aliviar as dores nos pés durante a gravidez

14/03/2017 17:54

A- A+

Redação

compartilhar:

Se no dia a dia os pés nem sempre recebem a atenção necessária - afinal, são eles que levam a todo lugar e sustentam o corpo, isso muda totalmente de figura durante a gestação. A razão? As alterações fisiológicas que acontecem nessa fase da vida da mulher afetam especialmente os pés, e podem causar rachaduras, ressecamentos intensos, inchaço e dores.

Entenda como isso acontece e quais são as dicas para manter os pés sem dor durante a gestação.

Hormônios em ação

Várias são as razões para o aumento da ocorrência de dores nos pés durante a gestação. A principal delas é o aumento da produção de progesterona pelo organismo, hormônio feminino que é um dos responsáveis pelo inchaço generalizado no corpo - que acaba, obviamente, atingindo os pés.

Além disso, há um rápido aumento de peso corporal nesse momento, o que aumenta também rapidamente a pressão sobre os pés e calcanhares. Essa pressão age sobre os pés, causando espessamento da pele e, consequentemente, rachaduras. A dica aqui é hidratar muito a região e esfoliar. No entanto, antes de utilizar qualquer creme, é essencial conversar com o médico obstetra, pois algumas substâncias presentes nos produtos podem atravessar a placenta e causar danos ao bebê.

Massagear as pernas ajuda a melhorar a circulação, diminui inchaços e reduz a dor local. Elevar as pernas sempre que possível também é importante, pois regula a circulação. As meias elásticas são excelentes aliadas.

A escolha de calçados adequados é fundamental nessa fase. Eles devem ser baixos mas não rasteiros, e precisam ter um pequeno salto de no máximo três centímetros. Essa elevação equilibra a coluna, diminuindo a ocorrência de dores nas costas e também nos pés. A utilização de palmilha ortopédica, sempre com recomendação e autorização médica, auxilia na elevação adequada dos pés quando o sapato é baixo.

Por último, é essencial ter cautela com a alimentação, fator fundamental para a manutenção do peso ideal e redução dos inchaços generalizados.

Primeira Edição © 2011