Reconhecida situação de emergência em 23 municípios de Alagoas, Bahia e Minas Gerais

Prefeituras poderão solicitar apoio federal para socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais

10/03/2017 15:53

A- A+

Assessoria de Comunicação Social

compartilhar:

Brasília-DF, 10/3/17 - Vinte e três municípios afetados pelo extenso período de seca e estiagem em Alagoas, Bahia e Minas Gerais foram reconhecidos com situação de emergência, nesta sexta-feira (10), pelo Ministério da Integração Nacional. Com a medida, as prefeituras passam a ter acesso às ações emergenciais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), para socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água potável à população. A portaria de reconhecimento federal foi publicada no Diário Oficial da União.

As cidades contempladas são: Branquinha e Murici, em Alagoas; Adustina, Antônio Cardoso, Banzaê, Barra, Biritinga, Caém, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Glória, Itanhém, Ichu, João Dourado, Santápolis, Sapeaçu, Umburanas, Vitória da Conquista e Sítio do Quinto, na Bahia; Januária, Manga, Mato Verde e São Francisco, em Minas Gerais.

Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa, o reconhecimento também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura, a aquisição de cestas básicas e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Acesse a portaria

 

Primeira Edição © 2011