Artesanato alagoano será homenageado em feira nacional

9º Salão do Artesanato acontece em Brasília, de 29 de março a 02 de abril

07/03/2017 07:17

A- A+

Cecília Tavares - Agência Alagoas

compartilhar:

O artesanato alagoano ganha projeção nacional mais uma vez. A organização do 9º Salão do Artesanato, que acontece em Brasília de 29 de março a 02 de Abril, convidou o Estado para ser homenageado na edição deste ano.

Alagoas aparecerá tanto na divulgação como na ornamentação do evento, com referências do artesanato alagoano espalhados pelo Salão, e receberá ainda o maior estande da feira, com um espaço de 120 m².

Para esta primeira participação do ano em um evento nacional, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), responsável pela organização do estande, levará 12 artesãos, selecionados por meio de edital de Chamamento Público, cumprindo exigência do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

‘“Estamos abrindo o ano com o pé direito, provando mais uma vez que nosso artesanato tem um diferencial. É a primeira feira nacional do ano e, além do artesanato, nosso estande vai apresentar um pouco do turismo e da gastronomia alagoana. Nossa expectativa com relação à comercialização é a melhor possível”, afirmou a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

A lista definitiva dos artesãos alagoanos selecionados para participar do 9º Salão do Artesanato em Brasília será divulgada nesta terça-feira (07) no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

Ações

Para promover a atividade e facilitar a ponte entre artesãos e lojistas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo tem implementado diversas ações. Em julho do ano passado, a Sedetur lançou o Catálogo do Artesanato Alagoano, que registra todas as tipologias artesanais do Estado e conta com uma proposta mais comercial, fornecendo informações de contato de artesãos.  O Catálogo vem sendo distribuído em feiras nacionais e galerias de arte de todo país.

Além disso, a Secretaria instalou placas do projeto Alagoas Feita à Mão nas casas-ateliê de artesãos em diversos municípios alagoanos, a exemplo de Boca da Mata e do povoado da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar. As placas identificam, agregam valor e deixam os locais marcados para o turista que passa pela região.

O Catálogo do artesanato está disponível no site da Sedetur: www.sedetur.al.gov.br.

Primeira Edição © 2011