Barracas em área de preservação são demolidas na Massagueira

IMA, Prefeitura de Marechal Deodoro e BPA apuram denúncias de construções irregulares, queimadas e desmatamento

06/03/2017 07:27

A- A+

Clarice Maia - Agência Alagoas

compartilhar:

Os proprietários de duas barracas que ainda permanecem, de modo irregular, em uma área verde da Massagueira, receberam o prazo de cinco dias, a contar a partir dessa sexta-feira (3), para retirar toda a estrutura do local. A determinação foi feita pela prefeitura de Marechal Deodoro, durante ação conjunta realizada com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na tarde dessa quinta-feira (2).

Segundo Wolney Pereira, da equipe de Fiscalização do IMA que esteve no local, o problema estava sendo monitorado. Havia um total de seis barracas erguidas em “local não edificável de área de preservação” e foram demolidas. As outras que permaneceram só puderam continuar porque não haviam sido notificadas anteriormente pela prefeitura.

A ação foi organizada pela prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura. Conforme resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), “o município tem autonomia para licenciar e autuar em determinadas situações, o IMA participou da ação conjunta para dar suporte e agir em caso de necessidade”, comentou Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização.

Além das barracas, havia outras denúncias na região de desmatamento e queimadas intencionais. “Moradores da região informaram que há pessoas que estavam realizando queimadas para fazer captura de caranguejo”, comentou Wolney Pereira. A prefeitura ainda entregou três autuações: duas pelo flagrante de queimadas e um por causa do desmatamento de vegetação.

Primeira Edição © 2011