Janot vai pedir inquérito sobre senadores e ministros

05/03/2017 11:33

A- A+

Exame.com

compartilhar:

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai pedir nos próximos dias para que o STF (Supremo Tribunal Federal) abra inquérito para investigar uma série de políticos citados na delação da Odebrecht, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo publicada hoje.

Na lista estariam dois ministros do governo do presidente Michel Temer: Eliseu Padilha (Casa Civil), atualmente licenciado para tratamento médico, e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência).

O jornal também diz que a Procuradoria quer investigar os senadores Edison Lobão (MA) e Romero Jucá (RR), do PMDB, e José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), do PSDB.

Outra solicitação seria para que instâncias inferiores investiguem nomes citados nos depoimentos e que não tem foro no Supremo.

Entre eles estariam os ex-presidente Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci e o marqueteiro João Santana, além de governadores, ex-governadores e ex-parlamentares.

Janot também estaria estudando se é viável juridicamente incluir Michel Temer como alvo de inquérito.

O presidente não pode ser investigado por atos cometidos fora do período do mandato, mas as delações citam um jantar no Palácio do Jaburu com Marcelo Odebrecht, em 2014 – quando ele ainda era vice.

Primeira Edição © 2011