Maceió tem sábado de frevo e samba na abertura do Carnaval

26/02/2017 11:51

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Foi com muito frevo e samba-enredo o sábado (25) de Carnaval em Maceió. Promovido pela Prefeitura, o Carnaval descentralizado animou os foliões da capital nos polos da Ponta Grossa, na Praça Moleque Namorador, e da orla da Pajuçara, com o desfile das escolas de samba. Tambem teve folia no Pontal da Barra, Ipioca, Fernão Velho, Benedito Bentes e Jacintinho.

img-20170226-wa0007

Desfile das escolas de samba marcou a abertura do Carnaval em Maceió. Fotos: Fmac

Por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), até a próxima terça-feira (28), serão realizadas festas em oito polos distribuídos em diferentes bairros da capital. A programacão também inclui a apresentação de grupos de bois e matinês.

No sábado (25), os polos de Ponta Grossa, Pontal da Barra, Ipioca, Fernão Velho, Benedito Bentes, Jacintinho e da orla da Pajuçara receberam os foliões. No polo de Bebedouro, a folia começa na segunda-feira (27).

whatsapp-image-2017-02-26-at-09-34-59-1

Desfile das escolas de samba marcou a abertura do Carnaval em Maceió. Fotos: Fmac

Para Petrúcio dos Santos, o Peu, que comanda o tradicional Carnaval da Praça Moleque Namorador, a descentralização da folia é uma conquista para a sociedade. “É muito boa, pois permite que as pessoas fiquem nas suas comunidades. Quando a festa era apenas na orla, centralizada, havia confusão por conta do transporte, e a comunidade ficava vazia. A Moleque Namorador tem 60 anos de tradição e nunca ficou sem um Carnaval”, destacou o organizador da festa na Ponta Grossa.

Polo de Carnaval - Praça Moleque Namorador. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Petrúcio dos Santos, o Peu, comanda o frevo no Carnaval da Praça Moleque Namorador. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Além do suporte em segurança, limpeza, ordenamento de trânsito e iluminação, a Prefeitura investiu R$ 300 mil, garantindo infraestrutura de palco, som, iluminação e banheiros químicos. Cada polo também recebeu uma ajuda de R$ 6 mil, que foram repassados às instituições comunitárias que já trabalham na produção do Carnaval nessas comunidades para a contratação de bandas locais.

Neste sábado, desfilaram na Pajuçara as escolas de samba Arco-íris, Jangadeiros Alagoanos, 13 de Maio, Unidos do Poço, Girassol e Gaviões. As escolas garantiram momentos de muita animação, celebrando a beleza e a história dos 200 anos de Alagoas com quem foi à orla da capital.

whatsapp-image-2017-02-26-at-09-34-56

Desfile das escolas de samba marcou a abertura do Carnaval em Maceió. Fotos: Fmac

De acordo com o diretor de Políticas Culturais da Fmac,  Marcos Sampaio, o desfile contou com uma grande presença de público. “Foi uma apresentação demonstrativa, com uma parte das escolas de samba, já que o acordo com a Fmac prevê, para o próximo ano, o desfile completo, inclusive, com a competição entre as seis”, disse.

O desfile deste ano foi anunciado como um Carnaval de resgate e algumas escolas levaram para a pista seus passistas, bateria, porta-bandeira e mestre-sala. “Com isso, o público pode sentir o samba na avenida. Mesmo em número reduzido, elas receberam aplausos e manifestações de carinho do grande número de pessoas presentes”, destacou Sampaio.

whatsapp-image-2017-02-26-at-09-34-55

Desfile das escolas de samba marcou a abertura do Carnaval em Maceió. Fotos: Fmac

O desfile aconteceu na Pajuçara, no espaço onde aos domingos funciona a  Rua Fechada. O público contou com arquibancadas e banheiros químicos. A SMTT fez a interdição das ruas do entorno, garantindo a tranquilidade do evento.

Segundo o presidente da Fnac, Vinícius Palmeira, a programação de cada polo foi organizada junto com as comunidades. “Teremos atrações diversificadas, conforme as características próprias de cada local”, explicou.
Alguns polos farão apenas matinês e em outras, a folia começa mais tarde. “Queremos que a população, que em grande parte fica na cidade, tenha a oportunidade de brincar o Carnaval oferecido pela Prefeitura, perto de onde moram”, complementou Palmeira.

Primeira Edição © 2011