Polícia Civil disponibiliza 28 delegacias de plantão no Carnaval

25/02/2017 16:56

A- A+

PC-AL

compartilhar:

A Policia Civil de Alagoas deu início, nesta sexta-feira (24), ao plano operacional elaborado para garantir, junto com as demais forças policiais, a segurança dos foliões alagoanos. O plano, que somente será desativado às 8 horas da Quarta-feira de Cinzas (dia 01), prevê o funcionamento de 28 delegacias plantonistas em todo o Estado, durante as 24 horas do dia, conforme determinação do delegado-geral Paulo Cerqueira.

A direção da instituição suspendeu as férias de todo pessoal para que fosse possível reforçar o efetivo, especialmente nas regiões com maior tradição dos festejos momescos. Durante este período, serão mobilizados 1.644 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes de polícia. A frota também foi reforçada com viaturas cedidas por órgãos do Estado.

Em Maceió, as plantonistas colocadas à disposição da população são a Central de Flagrantes I (Farol), Central de Flagrantes II (CODE – Mangabeiras) e Central de Flagrantes III (Benedito Bentes) que funcionará apenas para atendimento de Boletins de Ocorrências (BOs), a cargo do Grupo Especial de Apoio a Investigação (Geai).

A região metropolitana terá delegacias de plantão em Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira/Barra de Santo Antônio.

A área que compõe a Gerência de Polícia Judiciária da Região 2 (GPJR2) – Litoral Norte e Zona da Mata, terá plantonistas em Matriz do Camaragibe,  Maragogi, São Miguel dos Milagres, Viçosa, Atalaia, Novo Lino, União dos Palmares e ainda mais duas delegacias plantonistas extras: Murici e São José da Lage.

Na terça-feira (28), o município de Murici terá um reforço policial com equipes extras na delegacia distrital da cidade. Já a cidade de São José da Laje contará com o reforço durante todo período carnavalesco.

A Gerência de Polícia Judiciária da Região 3 (GPJR3) engloba o Agreste, Litoral Sul e Região do Baixo São Francisco e terá delegacias de plantão na Central de Flagrantes de Arapiraca, e nos municípios de Traipu, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo e Coruripe.

O Sertão, sob o comando da Gerência de Polícia Judiciária da Região 4 (GPJR4), terá plantonistas em Delmiro Gouveia, Piranhas, Santana do Ipanema, Batalha e Pão de Açúcar.

Além do efetivo nas delegacias plantonistas, a Polícia Civil terá equipes para pronto emprego, compostas por policiais da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), da Asfixia e do Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais (Tigre).

A Corregedoria de Polícia Civil também disponibilizará equipes plantonistas para fiscalizar os trabalhos desta Polícia Judiciária, bem como o fiel cumprimento de todas as determinações definidas pela direção.

Já a Gerência de Recursos Especiais – GRE deverá cumprir sua escala de plantão, durante o período referenciado, objetivando atendimento a qualquer ocorrência no âmbito de suas atribuições.

A PC também coloca à disposição a Delegacia Interativa: www.delegaciainterativa.al.gov.br (onde podem ser registradas ocorrências de pequeno porte, como perda de documentos e furtos menores), de qualquer computador.

Na primeira noite de carnaval (24), a equipe do 7º distrito da capital, coordenada pelo delegado Denisson Albuquerque, trabalhou no sistema de plantão da delegacia da Barra de São Miguel e reforçou a segurança na cidade.

A delegada-geral adjunta Kátia Emanuelly, e a gerente de Polícia Judiciária da Região 1, delegada Ana Luiza Nogueira visitaram a Delegacia de Plantão da Barra de São Miguel, na noite desta sexta-feira (24), dentro de um cronograma de acompanhamento do desenvolvimento do plano operacional da Polícia Civil pela direção da instituição.

Primeira Edição © 2011