CadÚnico: Como ter acesso aos programas sociais

25/02/2017 16:50

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar as famílias de baixa renda existentes no país. Esses dados são utilizados pelos governos Federal, Estadual e Municipal para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida das famílias. É através do cadastro que as famílias de baixa renda têm acesso aos programas sociais e benefícios, que vão desde o Programa Bolsa Família à Carteira do Idoso.

Para ter acesso ao CadÚnico, a família precisa ter perfil baixa renda, ou seja, ganhar até meio salário mínimo por pessoa ou ganhar até três salários mínimos de renda mensal total.

Diversos programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias. São eles: Programa Bolsa Família; Programa Minha Casa, Minha Vida; Carteira do Idoso; Benefício de Prestação Continuada; ProJovem Adolescente; Tarifa Social de Energia Elétrica; Cartão de Passageiro Especial; e Isenção de Taxas em Concursos Públicos. O CadÚnico permite ainda conta para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

“É através do CadÚnico que estas famílias de baixa renda podem ter acesso aos programas sociais. O Bolsa Família é o mais conhecido deles, mas há ainda a Tarifa Social de Energia, o Minha Casa Minha Vida e outros benefícios que a população com este perfil tem direito. No atendimento do CadÚnico, o responsável familiar, além de apresentar a documentação, passa por uma entrevista para que o perfil desta família seja inserido no sistema e ela tenha acesso aos programas”, explicou a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti.

Inauguração do Cras no Selma Bandeira e do CadÚnico Descentralizado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Unidade Descentralizada do CadÚnico no Benedito Bentes
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Em Maceió, o cadastro no CadÚnico pode ser feito na sede do programa (no bairro do Poço), nas duas Unidades Descentralizadas – localizadas no Benedito Bentes e Prado – e em mais nove unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ao procurar uma das unidades para inserção no CadÚnico, o responsável familiar precisa apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (principalmente, sendo servidor público), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família; certidão de nascimento, cartão de vacina (0 a 7 anos), declaração da escola (6 a 17 anos) e a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.

Atualmente, Maceió conta com 131.036 famílias inseridas no CadÚnico. Destas, 57.820 famílias estão inseridas no programa de transferência de renda Bolsa Família.

Primeira Edição © 2011