Governo divulga programação para celebrar o carnaval dos 200 anos

São 25 projetos selecionados pelo edital que garante a festa em todo Estado incluindo blocos, festas municipais, escolas de samba, além das prévias ocorridas semana passada

24/02/2017 12:32

A- A+

Teresa Machado - Agência Alagoas

compartilhar:

Com a chegada do carnaval, muitos alagoanos já estão preparando seus roteiros e programações para descansar ou cair na folia. Este ano, em comemoração ao Bicentenário da Emancipação Política do Estado, o Governo de Alagoas caprichou na realização das tradicionais prévias e também garante muita animação durante os festejos de momo que se inicia a partir deste sábado (25).

“O intuito máximo das comemorações do Bicentenário é estimular o povo alagoano a se interessar pelas coisas de Alagoas, a se conhecer melhor através da sua história e com isso elevar sua autoestima. O Carnaval é uma festa popular tradicional e este ano queremos que ela fique marcada no coração e na alma dos alagoanos”, disse o governador Renan Filho.

Por meio do Prêmio Carnaval Bicentenário, lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), o Estado investiu R$ 200 mil em prévias e festas carnavalescas. Em parceria com a Liga Carnavalesca de Maceió, uma vasta programação foi preparada para movimentar o período carnavalesco. Foram 12 eventos de prévias que aqueceram o ritmo e deram o tom da festa. Entre eles, o Jaraguá Folia que reuniu centenas de blocos no histórico bairro; a homenagem ao bloco Pinto da Madrugada, que reuniu milhares de pessoas nas orlas de Pajuçara e Jatiúca comandadas pelo abre alas “Eterno Pinto”; e o bloco Vulcão, que completou 81 anos com a presença do maior público da história brincando na avenida. Os pólos fixos com atrações para crianças e adultos foram as novidades que também alegraram quem assistia aos desfiles no sábado que antecedeu ao carnaval, também animados por dez orquestras de frevo espalhadas na avenida.

O Governo do Estado cumpriu e não deixou aberta a lacuna do pré-carnaval 2017, no aniversário dos 200 anos de Alagoas. Eventos fechados e abertos ocorreram por todo Estado. Ao todo, foram 25 projetos selecionados pelo edital, que garantiram o carnaval em Alagoas, nas categorias prévias, blocos, festas municipais e escolas de samba.

A cantora Fátima Menezes se mostrou muito feliz em prestar homenagem ao Pinto e resgatar o frevo e as marchinhas carnavalescas. “O Carnaval 200 anos está sendo incrível, uma emoção muito grande poder participar”, disse.

Os moradores e turistas que gostam de carnaval também vão poder curtir o período momesco na capital. A programação do “Carnaval do Bicentenário”, conta ainda com os blocos

As escolas de samba desfilarão, tradicionalmente, toda sua beleza e colorido na Rua Fechada, na orla de Ponta Verde, em Maceió, a partir das 20h, do sábado de Zé Pereira. Todos os anos as agremiações elaboram enredos que, além de levar muita alegria e beleza para a avenida, dão sua contribuição social, cultural e histórica ao público.

Este ano, elas se unem para homenagear os 200 anos de Emancipação Política de Alagoas. A expectativa de público para este ano é 20 mil pessoas, que devem lotar as arquibancadas e a parte fechada do bairro maceioense.

No domingo (26), o bloco Nêga Fulô invade a orla de Ponta Verde, a partir das 15h, com concentração no Sete Coqueiros. Pelo segundo ano consecutivo, o escritor Carlito Lima resgata os blocos de rua durante o carnaval em Maceió.

Uma programação para toda família é o “Bailinho – Folia”, organizado pelo bloco Filhinho da Mamãe. Uma festa para as crianças, com frevos e fantasias, que acontecerá no na segunda-feira (27), das 15h às 18h, na Casa do Patrimônio, em Jaraguá.

O último dia de carnaval na capital promete ser bastante animado com a apresentação de blocos Afros na orla, a partir das 15h, da terça-feira (28), com concentração na praça Multieventos. Já o bloco Bonecos da Cidade irá resgatar os carnavais de bairros, na Ponta da Terra, às 16h, em frente ao Clube do CRB.

Para aqueles que gostam de uma programação mais tranqüila, a pedida é visitar os museus e conhecer mais da história e cultura de Alagoas. A Casa do Patrimônio estará aberta com a exposição “Outrora Agora – o Bloco Filhinhos da Mamãe e o Carnaval de Maceió (1983-1985)”. A mostra ficará aberta ao público até o dia 13 de março, de 09h às 17h, exceto às segundas-feiras. O Museu da Imagem e do Som de Alagoas funcionarás em horário especial no carnaval, das 09h às 14h, fechando apenas no domingo.

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, ressaltou a importância de o Governo promover momentos de folia, alegria, lazer e cultura para a população, mesmo em época de crise. “O Carnaval Bicentenário tem sido um verdadeiro sucesso. E mesmo com as dificuldades que o Brasil inteiro atravessa, o governador Renan Filho tem demonstrado a consciência da importância da cultura, das demonstrações artístico-culturais para o nosso povo”, falou.

“Tenho dito que uma sociedade sem cultura não reconhece seus avanços, não valoriza suas maiores potencialidades e não acessa os sentimentos as suas raízes, portanto eu fico extremamente honrada em fazer parte dessa equipe, que tem conseguido, este ano,  assegurar a realização das prévias tradicionais, como a homenagem ao Pinto da Madrugada, o Eterno Pinto, que levou milhares de famílias para a orla de Maceió”, concluiu a titular da pasta.

Outros blocos também animam ruas dos bairros do Salvador Lyra e Benedito Bentes, assim como os municípios de Delmiro Gouveia, Penedo, Coruripe e Paripueira, contemplados no edital da Secult.

Na cidade vizinha de Marechal Deodoro, será realizado o resgate da cultura e das tradições do município mais musical do Estado. Com o tema “Resgatando Tradições”, o município vai promover o carnaval do frevo e das orquestras, formadas pelos músicos das cinco filarmônicas municipais, que desfilarão animando dezenas de blocos pelas ruas históricas da cidade, comunidades tradicionais, além dos canais e na Praia do Francês.

Durante os quatro das da folia de Momo, os festejos acontecem em quatro polos: Sítio Histórico (que engloba toda a cidade de Marechal Deodoro), Praia do Francês, Massagueira, Barra Nova e Ilha de Santa Rita, com os desfiles dos blocos, que têm início pela manhã e seguem até às 19h. A partir das 19h, a festa continua na Orla Lagunar, com a Orquestra de Frevo W&K, comandando a festa até às 22h, durante os quatro dias da folia de Momo.

Confira a programação

24/02 – 18h30 - Lavagem do Beco – Bloco da Boneca Raquel – Penedo

25/02 – 15h – Família Ninho, Ovo, Pinto e Galinha – Benedito Bentes

25/02 – 20h – Desfile das Escolas de Samba – Orla de Ponta Verde

26/02 – 15h – Bloco Nêga Fulô – Orla de Ponta Verde

26/02 - 15h – Bloco Paripueira Tudo é Nosso - Centro

27/02 – 15h – Bailinho Folia – Casa do Patrimônio Jaraguá

28/02 – 15h – Blocos Afro – Orla de Pajuçara

28/02 – 16h – Bloco Bonecos da Cidade – Ponta da Terra

28/02 – 16h - Bloco da Boneca Raquel - Penedo

Primeira Edição © 2011