Força Nacional ficará mais 30 dias no Rio Grande do Norte

23/02/2017 11:59

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a permanência da Força Nacional por mais 30 dias no Rio Grande do Norte. A tropa está no estado desde setembro de 2016, atuando com a Polícia Militar em ações de policiamento ostensivo.

Segundo portaria publicada hoje (23), no Diário Oficial da União, o número de profissionais obedecerá ao planejamento definido pelas autoridades estaduais.

A presença da Força Nacional no estado foi solicitada pelo governador Robinson Faria, em agosto do ano passado, e autorizada pelo ministério em setembro. O pedido foi motivado pelo agravamento da situação da segurança pública no estado.

Em janeiro deste ano, em meio a uma crise no sistema penitenciário, o governador Robinson Faria pediu aumento do efetivo da Força Nacional no Rio Grande do Norte.

No dia 14 de janeiro, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi palco de uma rebelião, com detentos armados de paus, pedras e facas, além de bandeiras com as siglas de facções criminosas. Ao menos 26 presos foram assassinados brutalmente. Nos dias que se seguiram, presos de facções rivais voltaram a se enfrentar, e a situação só foi contida depois da construção de um muro de contêineres dentro do presídio. O governo do estado anunciou a intenção de fechar o presídio e transferir os detentos para outros estabelecimentos. 

Primeira Edição © 2011